22°
Máx
14°
Min

Calderano perde do 6º do mundo e cai nas oitavas no tênis de mesa

(Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB) - Calderano perde do 6º do mundo e cai nas oitavas no tênis de mesa
(Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB)

O brasileiro Hugo Calderano lutou bastante nesta segunda-feira, no Pavilhão 3 do Riocentro, mas não conseguiu avançar às quartas de final da chave masculina do tênis de mesa. Em uma partida marcada pelo equilíbrio, ele foi derrotado pelo japonês Jun Mizutani, atual número seis do mundo, por 4 sets 2, com parciais de 5/11, 6/11, 13/11, 11/8, 8/11 e 12/10.

Se tivesse vencido o difícil rival, o atleta de apenas 20 anos obteria o melhor resultado do Brasil no tênis de mesa nas Olimpíadas. Mesmo com a derrota, ele se iguala ao xará Hugo Hoyama, que também parou oitavas de final em Jogos Olímpicos, na edição de Atlanta, em 1996.

Atual 54ª colocação no ranking mundial, Calderano exibiu grande desempenho em seu maior desafio no Rio de Janeiro. Ele saiu atrás na partida, ao perder os dois primeiros sets. Mas mostrou poder de reação ao vencer os dois sets seguintes e empatar a equilibrada partida.

O japonês levou a melhor na parcial seguinte, mas novamente Calderano chegou ao empate. No sexto set, o brasileiro chegou a ter três set points para igualar de novo o jogo. Porém, vacilou no momento decisivo e viu o japonês reverter a desvantagem e fechar o jogo no sexto set.

Com a queda do promissor mesa-tenista, o Brasil não conta com mais representantes no individual. Antes dele, foram eliminados Gustavo Tsuboi, Lin Gui e Caroline Kumahara. Ainda haverá disputa por equipes tanto no masculino quanto no feminino. Cazuo Matsumoto e Bruna Takahashi reforçam os times ao lado dos atletas eliminados no individual.