23°
Máx
12°
Min

Chierighini fica em 8º na final dos 100m livre; australiano leva o ouro

(Foto: Divulgação/Gabriel Heusi) - Chierighini fica em 8º na final dos 100m livre
(Foto: Divulgação/Gabriel Heusi)

O nadador Marcelo Chierighini ficou em oitavo e último lugar na disputa da final dos 100 metros livre, disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio Aquático Olímpico, no Rio de Janeiro. O australiano Kyle Chalmers, de apenas 18 anos, ficou com a medalha de ouro e ainda bateu o recorde mundial júnior, com o tempo de 47s58.

A prata foi para o belga Pieter Timmers, com 47s80, enquanto o experiente norte-americano Nathan Adrian faturou a medalha de bronze, com o tempo de 47s85. A prova de 100m é a especialidade de Cesar Cielo, que detém o recorde mundial (46s91) e foi bronze em Pequim-2008.

Chierighini completou a prova com 48s23, pouco superior ao 48s53 registrado nas semifinais. Porém, sem conseguir se aproximar da briga por uma vaga no pódio.

Mais cedo, nas semifinais dos 100 metros livre, a brasileira Etiene Medeiros marcou 54s59 e ficou na última posição entre as 16 atletas, fora da final. Agora ela espera chegar entre as oito mais bem colocadas nos 50m livre, que será disputado na sexta-feira.

"Fiz minha terceira melhor marca da vida. Fiquei feliz com a torcida vibrando e estou com um gostinho de quero mais. Estou muito empolgada para nadar os 50m livre e acho que estou mais relaxada e segura", comentou a nadadora.

Leonardo de Deus, por sua vez, ficou em 13º lugar geral nos 200m costas e também não alcançou a final da prova. "Saio dessa Olimpíada muito satisfeito e com a sensação de dever cumprido. Dei meu melhor, me sinto um vencedor de estar aqui", afirmou o atleta.

Nos 200m peito, Dmitriy Balandin, do Casaquistão, surpreendeu os favoritos e ficou com o ouro, à frente de Josh Prenot, dos Estados Unidos, e Anton Chupkov, da Rússia. Já na prova de 200 m borboleta, e espanhola Mireia Belmonte Garcia faturou o ouro. A prata ficou com Madeline Groves, da Austrália, e o bronze, com Natsumi Hoshi, do Japão.