27°
Máx
13°
Min

COI pode suspender mais 23 atletas dos Jogos do Rio por doping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pode banir mais 23 atletas dos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, após avaliar as amostras guardadas desde a Olimpíada em Londres, em 2012. Na semana passada, a entidade já havia punido 31 atletas depois que novos exames com amostras dos Jogos de 2008 também identificaram o uso de substâncias proibidas. Com os resultados desta sexta-feira, 54 atletas podem ficar fora do Rio-2016.

Mergulhado em uma de suas piores crises do combate ao doping, o COI está sendo obrigado a mostrar que está agindo. Por enquanto, os nomes dos envolvidos não estão sendo identificados. Mas a entidade aponta que os casos se referem a cinco modalidades de seis comitês olímpicos nacionais diferentes.

O COI, que em Londres comemorou o número reduzido de pessoas pegas em exames de doping, hoje constata que quase 10% dos novos testes realizados quatro anos depois do evento deram resultados positivos. No total, a entidade examinou 265 amostras.

Pelas regras, o COI mantém as amostras de atletas por dez anos, justamente para permitir que novas tecnologias possam identificar substâncias que, no momento da prova, ainda conseguem ser escondidas.