22°
Máx
16°
Min

Com Venus Williams, final das duplas mistas do tênis é toda dos Estados Unidos

(Foto: Rio 2016) - Final das duplas mistas do tênis é toda dos Estados Unidos
(Foto: Rio 2016)

A família Williams não vai embora do Rio de Janeiro sem uma medalha. Neste sábado, a norte-americana Venus Williams se classificou à final do torneio de duplas mistas dos Jogos Olímpicos. Aos 36 anos, ela pode fazer história ao se tornar a única tenista a ter cinco medalhas de ouro. Venus e o parceiro Rajeev Ram se classificaram para decidir o título ao superar os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, de virada, por 2 sets a 1 - com parciais de 2/6, 6/2 e 10 a 3 no match tie-break.

A decisão deste domingo será toda dos Estados Unidos. Na outra semifinal, Bethanie Mattek-Sands e Jack Sock - algozes dos brasileiros Marcelo Melo e Teliana Pereira nas quartas de final - derrotaram os checos Lucie Hradecka e Radek Stepanek por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/3). Esta será a segunda medalha de Sock no Rio, já que ele garantiu o bronze em duplas masculinas ao lado de Steve Johnson.

Venus e a irmã mais nova Serena, número 1 do ranking mundial de simples, já são as únicas com quatro medalhas de ouro em toda a história, com um título de simples e três de duplas cada uma. Com a prata já garantida, Venus ficará na frente. Até hoje, apenas a britânica Kathleen McKane Godfree conseguiu cinco medalhas olímpicas, mas somente uma de ouro.

Eliminada precocemente em simples e em duplas, Venus Williams resolveu, então, jogar a chave de duplas mistas com Rajeev Ram. Assim, ela será a única a ter subido ao pódio em quatro Olimpíadas diferentes - ganhou simples e duplas em Sydney/2000 e duplas em Pequim/2008 e Londres/2012.