22°
Máx
17°
Min

Comitê Rio-2016 faz mistério, mas Pelé é o favorito a acender a pira olímpica

(Foto: Divulgação)  - Pelé é o favorito a acender a pira olímpica
(Foto: Divulgação)

A expectativa e o segredo sobre quem acenderá a pira olímpica fazem parte da tradição dos Jogos Olímpicos. No Brasil, o nome de Pelé, eleito o Atleta do Século e considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, sempre foi apontado como um dos favoritos. Esta semana, o Rei do Futebol confirmou que foi convidado, mas não revelou que será o responsável pela cena mais emblemática da festa desta sexta-feira no estádio do Maracanã.

Pelé alega que possui “compromissos profissionais” e depende da negociação da agenda de um deles para estar no Maracanã. Houve quem afirmasse que o motivo seria outro: um dos patrocinadores do ex-jogador é concorrente de um dos parceiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e isso inviabilizaria a participação dele na festa, cujas imagens serão vistas ao vivo por pelo menos três bilhões de pessoas do mundo todo.

O Rio-2016 nega essa versão. O Comitê Organizador confirmou o convite e informou que já sabe se poderá contar ou não com Pelé nesta sexta-feira. Nos bastidores, comenta-se que a revelação do convite por parte de Pelé foi para preservar o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, de quem Rei do Futebol é amigo. O receio é de que sua eventual ausência causasse críticas à organização.

Atleta brasileiro mais reverenciado no mundo, Pelé é o principal nome dos organizadores. “É preciso ser alguém conhecido”, justificou Abel Gomes, diretor artístico da cerimônia.