22°
Máx
14°
Min

Comitê Rio-2016 proíbe faixas e cartazes em arenas da Olimpíada

(Foto: Divulgação)  - Comitê Rio-2016 proíbe faixas e cartazes em arenas da Olimpíada
(Foto: Divulgação)

A página oficial do governo federal publicou nesta quarta-feira as orientações do Comitê Olímpico Rio-2016 para espectadores dos Jogos Olímpicos nas arenas esportivas. Para evitar manifestações políticas, o órgão proibiu a entrada de faixas, cartazes e cordas nos locais de competição.

Segundo o comitê, "a proibição trata de itens de cunho político, religioso ou outros temas que possam ser utilizados para causar ofensa ou incitar discórdia". O presidente em exercício, Michel Temer, que vai participar da cerimônia de abertura disse em entrevista recente que está "preparadíssimo" para receber vaias.

Entre os objetos proibidos está o "pau de selfie", utilizado para tirar foto com aparelho celular, e qualquer tipo de bebida, alcoólica ou não. Será possível entrar com comida, desde que os alimentos estejam na embalagem original e lacrados. Só será autorizada a entrada com guarda-chuva caso ele seja pequeno, dobrável e sem partes pontiagudas.

Segundo a lista divulgada, também será proibido entrar nas instalações esportivas com tesouras, canivetes, facas, lâminas de barbear, punhais, agulhas, armas de fogo (mesmo de brinquedo ou réplicas), produtos químicos e inflamáveis e objetos de vidro.

Nas partidas de futebol - que acontecerão em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Salvador e Manaus - os torcedores só poderão entrar com bolsas ou mochilas transparentes, para que o conteúdo possa ser identificado.