23°
Máx
12°
Min

Del Potro vence Nadal e vai jogar pelo ouro olímpico contra Murray no tênis

(Foto: Rio 2016) - Del Potro vence Nadal e vai jogar pelo ouro olímpico
(Foto: Rio 2016)

Em seu quarto jogo de simples após eliminar o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, o tenista argentino Juan Martin del Potro, 141º do mundo, venceu na tarde deste sábado o espanhol Rafael Nadal, número 5 do mundo, e garantiu ao menos a medalha de prata do torneio olímpico de tênis. Ele perdeu o primeiro set por 5/7, mas venceu o segundo por 6/4 e o terceiro por 7/6 (8/6), em um duelo que se estendeu por mais de três horas. Neste domingo, Del Potro vai enfrentar o britânico Andy Murray, número 2 do mundo, na disputa pela medalha de ouro.

Nadal, que vai disputar o bronze, entrou na quadra central do Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), às 13h58, pouco mais de 16 horas depois de vencer a final de duplas. Foi ovacionado pela torcida brasileira, que protagonizou uma disputa particular com os muitos torcedores argentinos presentes: a cada aplauso dos portenhos ao seu compatriota seguia-se um coro de vaias.

Aparentemente alheio ao público, Del Potro começou melhor e quebrou o serviço de Nadal logo no primeiro game. A disputa se equilibrou até o sexto game, no qual Nadal revidou a quebra de serviço. Seguiu-se novo período de equilíbrio até que, no 12º game, o espanhol se impôs e quebrou novamente o serviço do argentino, fechando o primeiro set em 7/5.

O segundo set começou equilibrado, mas no terceiro game Del Potro conseguiu quebrar o serviço de Nadal. O espanhol não conseguiu revidar e foi derrotado por 6/4.

O terceiro set começou quente: os dois tenistas perderam várias chances de quebrar o serviço do adversário até o nono game, no qual Del Potro conseguiu passar à frente, marcando 5/4. A partir daí foi a torcida argentina que passou a festejar, calando os brasileiros.

Nadal se recuperou no game seguinte, revidando a quebra de serviço sem permitir que o adversário marcasse nem sequer um ponto. No game seguinte Del Potro abriu 40/0 e teve três chances de quebrar mais uma vez o serviço de Nadal, mas o espanhol se salvou. O set foi para o tie-break e Del Potro abriu 3/0. Nadal chegou a fazer 3/2, mas perdeu por 7/6.

FEMININO - O próximo jogo na quadra central do Centro de Tênis, na tarde deste sábado, será a decisão do torneio feminino de simples, entre a alemã Angelique Kerber, número 2 do mundo, e a porto-riquenha Monica Puig, 34ª no ranking da ATP, programada para começar por volta das 17h30 (de Brasília).

Horas mais cedo, a checa Petra Kvitova, 14ª do mundo, conquistou a medalha de bronze no torneio feminino de simples ao vencer a norte-americana Madison Keys, 9ª do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5 (em 50 minutos de partida), 2/6 (em 38 minutos) e 6/2 (em 44 minutos).