23°
Máx
12°
Min

Em jogo marcado por briga na torcida, Del Potro vence e vai às oitavas

(Foto: Reprodução/Twitter) - Em jogo marcado por briga na torcida, Del Potro vence e vai às oitavas
(Foto: Reprodução/Twitter)

Em jogo marcado por briga entre torcedores no Centro Olímpico de Tênis, o argentino Juan Martín Del Potro derrotou o português João Sousa por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/3, nesta segunda-feira, e avançou às oitavas de final na chave de simples no Rio-2016. Em outra partida desta tarde, o francês Jo-Wilfried Tsonga

Del Potro faturou sua segunda vitória no piso duro do Rio menos de 24 horas depois de conquistar um dos maiores resultados de sua carreira, ao eliminar na noite de domingo o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo e grande favorito à medalha de ouro. O líder do ranking, que tinha o ouro como uma de suas metas na temporada, saiu de quadra chorando.

O duelo desta segunda foi tenso desde o início nas arquibancadas. Responsável por eliminar um dos favoritos da torcida, Del Potro foi vaiado pela torcida brasileira. Além disso, o público da casa não escondeu a preferência pelo tenista português, que recebia diversos gritos de incentivo ao longo da partida.

A tensão no público atingiu o auge no segundo game do primeiro set, quando dois torcedores, um brasileiro e um argentino trocaram socos na arquibancada. Outros torcedores e militares precisaram intervir. A partida foi brevemente paralisada, o que é muito raro em jogos de tênis.

Antes do início do terceiro set, a organização recorreu ao sistema de som da quadra para pedir "paz". Outra mensagem pedir para "manter o espírito olímpico". Depois da partida, Del Potro repreendeu o clima de futebol na quadra central. "O público criou um clima especial, com exceção daquele incidente no começo do jogo. Tem que haver paz entre as pessoas da Argentina e do Brasil. Isso não é futebol", disse o argentino.

Medalhista de bronze na Olimpíada de Londres, há quatro anos, Del Potro vai enfrentar agora o japonês Taro Daniel, que superou o britânico Kyle Edmund por 6/4 e 7/5.

Em outros jogos com cabeças de chave, Tsonga decepcionou ao ser eliminado logo na segunda rodada por Gilles Müller por 6/4 e 6/3. Já o croata Marin Cilic derrotou Radu Albot, da Moldávia, por 6/3 e 6/4. Nas oitavas, Gilles Müller vai encarar o espanhol Roberto Bautista Agut, que avançou ao superar o italiano Paolo Lorenzi por 7/6 (7/2) e 6/2.

Mais cedo, o eslovaco Andrej Martin contou com o abandono do alemão Philipp Kohlschreiber para seguir vivo na chave. Ele poderá cruzar agora com o japonês Kei Nishikori, quarto cabeça de chave.