22°
Máx
16°
Min

Equipe brasileira perde para favoritas chinesas e cai no tênis de mesa feminino

(Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB) - Equipe brasileira perde para favoritas chinesas e cai no tênis de mesa
(Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB)


Como era esperado, o Brasil foi atropelado pela China no primeiro dia de disputa por equipes do tênis de mesa feminino na Olimpíada do Rio, nesta sexta-feira. Após dar azar no sorteio e estrear diante das grande favoritas, a equipe da casa não resistiu à qualidade do time asiático, perdeu as três partidas realizadas e foi eliminada logo na primeira disputa.

Somente uma zebra de enormes proporções permitiria a classificação do Brasil, já que a China domina a modalidade. E ela não veio. Lin Gui e Caroline Kumahara foram facilmente batidas por Liu Shiwen e Li Xiaoxia, respectivamente, nas partidas de simples. Depois, caíram diante de Shiwen e Ding Ning nas duplas, resultado que selou a eliminação brasileira e o avanço chinês para encarar a Coreia do Norte na próxima fase.

No primeiro jogo do dia, Liu Shiwen, líder do ranking mundial, precisou de somente 17 minutos para bater Lin Gui, 139.ª do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/5 e 11/3. Depois, foi a vez de Li Xiaoxia, quinta colocado no ranking, passar por Caroline Kumahara, 120.ª, em 20 minutos, também em três sets: 11/8, 11/7 e 11/1.

O auge da disparidade entre as equipes aconteceu no confronto de duplas. Logo no primeiro set, Ning e Shiwen abriram 10 a 0 sobre Lin Gui e Kumahara. Como no tênis de mesa é considerado deselegante bater o adversário por 11 a 0, deixaram o Brasil pontuar antes de fecharem em 11 a 1. Depois, venceram os sets seguintes em 11/4.

O Brasil ainda volta à disputa do tênis de mesa na noite desta sexta-feira. A equipe masculina do País, composta por Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, também terá uma tarefa complicada ao encarar a Coreia do Sul. O confronto está marcado para as 19h30.