23°
Máx
12°
Min

Erika Miranda vence e vai lutar pela medalha olímpica de bronze no judô

(Foto: Roberto Castro / Brasil 2016) - Erika Miranda vence e vai lutar pela medalha olímpica de bronze
(Foto: Roberto Castro / Brasil 2016)

A judoca Erika Miranda acertou um ippon incrível para superar a romena Andreea Chitu, número um no ranking olímpico da categoria até 52kg, se mantendo viva na luta para faturar o bronze nos Jogos do Rio. Agora ela só precisa vencer o próximo duelo deste domingo na Arena Carioca 2 para conquistar a primeira medalha do judô brasileiro na Olimpíada.

A brasileira começou a luta se impondo, mas logo sofreu uma punição e passou a ficar em desvantagem. Depois, Chitu ainda acertou um golpe e estava vencendo por um wazari até sofrer o ippon quase no fim do combate.

Erika saiu do caminho para a disputa da medalha de ouro ao perder para a chinesa Ma Yingnan em sua segunda luta. Antes, havia vencido sem muita dificuldade Hela Ayari, da Tunísia. A atleta de 29 anos ainda está viva em busca do pódio, mas terá uma disputa acirrada.

Apontada antes da Olimpíada como candidata ao pódio no judô, Erika acumula duas medalhas de prata e outras duas de bronze em Mundiais, assim como foi ouro no Pan de 2015, em Toronto, e contabiliza duas pratas em Jogos Pan-Americanos (uma no Rio-2007 e outra em Guadalajara-2011).

No último sábado, Sarah Menezes e Felipe Kitadai caíram na repescagem do primeiro dia do judô da Olimpíada. Já Charles Chibana foi eliminada neste domingo na primeira luta. Agora Erika Miranda está a um triunfo de faturar o bronze.