22°
Máx
14°
Min

Esgrima brasileira inicia disputa do florete com um triunfo e uma derrota no Rio

(Foto: AGENCIAUNO/JAIME LOPEZ) - Esgrima inicia disputa do florete com um triunfo e uma derrota
(Foto: AGENCIAUNO/JAIME LOPEZ)

O Brasil iniciou a sua participação na disputa masculina do florete individual da esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio com uma vitória e uma derrota. Neste domingo, Henrique Marques perdeu no duelo de estreia, enquanto Guilherme Toldo triunfou e avançou para a segunda fase.

Guilherme Toldo, de 23 anos, superou o austríaco Rene Pranz por 15 a 14 em um jogo emocionante e equilibrado. O brasileiro abriu boa vantagem no primeiro período, fazendo 8 a 4 e o fechando em 10 a 7. Mas depois o austríaco equilibrou o duelo, indo ao último período perdendo pela vantagem mínima - 12 a 11.

Toldo ficou muito ameaçado de ser eliminado ao permitir que Pranz fizesse 14 a 13, mas o brasileiro reagiu, anotou dois pontos seguidos e fez 15 a 14. Na próxima fase, o brasileiro terá um desafio bastante complicado. Ele terá pela frente o japonês Yuki Ota, campeão mundial em 2015 e medalhista de prata na Olimpíada de 2008.

Já Henrique Marques, de 20 anos, fez a sua estreia na Olimpíada diante do egípcio Mohamed Essam e perdeu o duelo por 15 a 8. O africano abriu 3 a 0, permitiu a virada do brasileiro para 5 a 3, mas depois fez 8 a 5, não tendo mais a sua vitória ameaçada, assegurada ainda no primeiro período.

A esgrima brasileira também conta na disputa do florete individual com Ghislain Perrier. O medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, vai estrear já na segunda fase, contra o chinês Jianfei Ma. Seu adversário foi medalhista de prata no Mundial de 2014.