22°
Máx
14°
Min

Fernanda Oliveira lidera o Princesa Sofia; Scheidt e Marco Grael estão em quinto

Classificada para sua quinta Olimpíada, Fernanda Oliveira segue mostrando que é candidata a mais uma medalha no Rio. A veterana, que veleja com a proeira Ana Barbachan, está na liderança da classe 470 Feminina no Troféu Princesa Sofia, tradicional prova de vela em Palma de Maiorca, na Espanha. Robert Scheidt segue na briga por medalha na Laser, em quinto.

Após seis regatas, Fernanda e Ana seguem sobrando no Princesa Sofia. Venceram três, incluindo uma nesta quarta-feira, e ficaram em segundo em outras duas. O único sexto lugar, também nesta quarta, foi descartado. Assim, as brasileiras têm apenas sete pontos perdidos, contra 16 das segundas colocadas, da Holanda.

Para a delegação brasileira, a boa novidade é o desempenho de Marco Grael. Com Gabriel Borges na proa, o filho de Torben Grael é quinto colocado na 49er, com 34 pontos perdidos após sete regatas. Na única da flotilha ouro, nesta quarta, reunindo os 25 primeiros colocados da primeira fase, eles ficaram em segundo.

A irmã dele, Martine Grael, desistiu da competição. Ela vinha de lesão e abandou o Princesa Sofia nesta quarta-feira. Mesmo sem participar de duas das oito regatas, elas ainda aparecem em oitavo na classificação.

Robert Scheidt não teve um bom dia na Laser. Após a formação da flotilha ouro, ele fez um 20.º e um 14.º lugares nesta quinta e, após seis regatas, está no quinto lugar, com 29 pontos perdidos. O veterano vem de títulos no Brasileiro (que teve a participação de diversos atletas internacionais) e na etapa de Miami da Copa do Mundo.

Em Palma de Maiorca, o Brasil ainda tem Henrique Haddad/Bruno Bethlem em 33.º, Jorge Zarif em sétimo na Finn, Fernanda Decnop em 18.º na Laser Radial e Samuel Albrecht/Isabel Swan em 15.º na Nacra17. Todos vão aos Jogos Olímpicos. A equipe que estará no Rio, aliás, só Bimba e Patrícia Freitas, da RS:X, não foram à Espanha.