22°
Máx
16°
Min

Jaqueline Ferreira falha e é desclassificada no levantamento de peso

(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB) - Jaqueline Ferreira falha e é desclassificada no levantamento de peso
(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)


Quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Londres depois da desclassificação por doping de três atletas que ficaram à frente dela, Jaqueline Ferreira não brilhou na Olimpíada do Rio. Ela falhou nas três tentativas de levantar 103kg no arranco nesta sexta-feira e terminou sem resultado a competição para mulheres de até 75kg no levantamento de peso, nesta sexta, no pavilhão 2 do Riocentro.

Ela, que já levantou 105kg em mais de uma oportunidade - no Mundial do ano passado e no Campeonato Pan-Americano de dois meses atrás, por exemplo -, desta vez deveria apenas começar a competição nos 103kg. Mas, à medida que falhou nas duas primeiras tentativas, foi obrigada a continuar tentando esse peso. O insucesso também na terceira vez a eliminou antes que suas principais concorrentes sequer tivessem aberto a prova.

Como na Olimpíada, diferente do Mundial, os exercícios de arranco e arremesso constituem-se em uma prova só, ela não pôde sequer marcar resultado no arremesso, sendo eliminada antes disso.

A participação de Jaqueline na Olimpíada causou polêmica porque ela não foi convocada pelos técnicos da seleção. A escolhida, pelos critérios estabelecidos pela comissão técnico, havia sido Bruna Piloto. Mas a presidência da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) decidiu alterar a convocação, dispensar Bruna, e chamar Jaqueline, que não vive bom momento na carreira aos 29 anos.

No Rio-2016, o Brasil já teve Rosane Reis em quinto na categoria até 53kg. Nesta sexta, mais cedo, Welisson Rosa ficou só no oitavo lugar do Grupo B da categoria até 85kg. Os melhores competidores dessa categoria competem a partir das 19h e o brasileiro só aguarda para saber seu resultado final, que deve ser abaixo do 15.º lugar.