22°
Máx
14°
Min

Joedison Teixeira bate argelino na estreia e avança no boxe no Rio

(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil/ARQUIVO) - Joedison Teixeira bate argelino na estreia e avança no boxe no Rio
(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil/ARQUIVO)


O brasileiro Joedison Teixeira estreou com vitória no boxe da Olimpíada do Rio nesta quinta-feira. Na categoria meio-médio ligeiro (até 64kg), ele derrotou o argelino Abdelkader Chadi por decisão dividida dos juízes e avançou às oitavas de final da competição no Pavilhão 6 da Arena Riocentro.

Superior em boa parte do combate, Joedison convenceu dois dos três árbitros de que merecia o triunfo nesta quinta. Fez o suficiente para vencer por pontos ao fim dos três assaltos por decisão dividida: 30 a 27, 29 a 28 e 28 a 29.

O brasileiro de somente 22 anos conquistou boa vantagem logo no primeiro round, quando foi amplamente superior a seu adversário e, em um combate franco, conectou bons golpes que convenceram os três árbitros de sua superioridade. Deste momento em diante, soube administrar a diferença, levando a luta para o clinch em diversas oportunidades e minando os ataques do adversário.

Para vencer, Joedison precisou superar a inexperiência, já que fazia sua primeira luta em Jogos Olímpicos, e logo diante de sua torcida. Para piorar, Chadi estreava em sua terceira Olimpíada e inclusive já havia chegado às quartas de final em uma delas, em Pequim-2008. Mas o apoio da torcida pesou a favor e o brasileiro mostrou tranquilidade para triunfar.

O caminho para uma medalha para o brasileiro, no entanto, ainda é longo. Com o triunfo, Joedison avançou para as oitavas de final e agora vai encarar no domingo o turco Batuhan Gozgec, que se garantiu na Olimpíada do Rio após ficar com o bronze no torneio classificatório deste ano em Samsun, justamente na Turquia. Se vencer as próximas duas lutas, ele garantirá pelo menos o bronze.