27°
Máx
13°
Min

Kitadai também cai na repescagem e Brasil fica sem medalhas no primeiro dia do judô

(Foto: Roberto Castro/ Brasil2016) - Kitadai também cai e Brasil fica sem medalhas no primeiro dia do judô
(Foto: Roberto Castro/ Brasil2016)

O judô brasileiro decepcionou em seu primeiro dia de disputas. Sarah Menezes e Felipe Kitadai perderam suas lutas de repescagem na tarde deste sábado e deram adeus à chance de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Assim como acontecera de manhã, Kitadai perdeu sua luta por ippon. O algoz desta vez foi usbeque Diyorbek Urozboev.

Pouco antes, Sarah Menezes havia sucumbido no golden score (desempate) para Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. A brasileira ainda sofreu uma luxação no cotovelo direito.

Kitadai tinha a chance de repetir o feito dos Jogos de Londres-2012, quando conquistou o bronze na categoria até 60kg. Para isso, ele precisava vencer Urozboev, o que abriria caminho para a disputa do bronze.

O judoca do Usbequistão, porém, foi mais eficiente. Após arrastar a luta até os minutos finais, ele conseguiu encaixar um golpe e jogar Kitadai no tatame. A torcida brasileira, que apoiou o representante do País durante toda a luta, ainda protestou contra a marcação do ippon, mas a luta estava decidida.

Enquanto Kitadai perdia sua luta no tatame e, desolado, recebia aplausos do público, Sarah Menezes era atendida no posto médico da Arena Carioca 2, local das provas de judô. Ela sentiu o cotovelo direito ao término da luta com Munkhbat. Mesmo assim, foi para o golden score, quando acabou perdendo após sofrer uma chave de braço. Segundo os médicos, Sarah sofreu uma luxação e será atendida na policlínica instalada na Vila dos Atletas.