22°
Máx
17°
Min

Luiz Alberto de Araújo entra na briga pelo pódio no decatlo da Olimpíada

(Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB/ARQUIVO) - Luiz Alberto de Araújo entra na briga pelo pódio no decatlo
(Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB/ARQUIVO)


Após três provas disputadas no decatlo, o brasileiro Luiz Alberto de Araújo tem superado as expectativas na busca pelo pódio. Com 2.648 pontos, fechou a sessão diurna desta quarta-feira na quarta posição. Em busca do bicampeonato olímpico na prova combinada, o norte-americano Ashton Eaton ostenta 2.803 pontos e está na liderança. Os outros rivais no páreo são o canadense Damian Warner, com 2.708, e o francês Kevin Mayer, com 2.699, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O quarto colocado é o alemão Kai Kazmirek, com 2.633.

Nos 100 metros, Luiz Alberto fez o seu melhor tempo da temporada e foi o segundo mais rápido de sua bateria, com 10s77. O desempenho rendeu 912 pontos ao atleta, que ficou em sexto lugar na classificação geral. O canadense Damian Warner completou a distância em 10s30 e bateu o recorde da prova. Bicampeão mundial, Eaton garantiu a segunda posição, mas pela primeira vez desde o Mundial de Berlim, em 2009, ele não largou na liderança.

Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o atleta da casa conseguiu, na sequência, o melhor voo de sua vida. Luiz Alberto alcançou 7,48 metros no salto em distância. O desempenho deixou o brasileiro em sétimo de sua série e em décimo lugar na disputa geral, de forma que somou 930 pontos na prova. O norte-americano sobrou diante dos rivais no segundo confronto, com o salto de 7,94 m.

O melhor resultado de Luiz Alberto veio no arremesso de peso, prova na qual ficou em terceiro lugar, atrás apenas dos franceses Kevin Mayer e Bastien Auzeil. O atleta alcançou 15,26 metros, seu melhor arremesso na temporada, e acumulou mais 806 pontos. Foi a pior apresentação de Eaton, que terminou em décimo lugar depois de arremessar 14,73m.

Na sessão noturna, a disputa da prova combinada continua. Os decatletas competem no salto em altura e nos 400 metros. A disputa chega ao fim na quinta-feira, quando enfrentam uma maratona: 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m.