22°
Máx
14°
Min

Maria Suelen Altheman cai na estreia e deixa disputa por medalhas no judô

(Foto: Brasil 2016) - Maria Suelen Altheman cai na estreia e deixa disputa por medalhas
(Foto: Brasil 2016)

A judoca brasileira Maria Suelen Altheman foi eliminada logo na estreia da categoria para atletas com mais de 78kg na Olimpíada do Rio. Apesar do apoio da torcida da casa, ela perdeu nesta sexta-feira para a sul-coreana Kim Minjeong, que conseguiu um yuko com três minutos de combate e avançou à próxima fase.

Depois de folgar na primeira rodada, Maria Suelen estreou logo nas oitavas de final, mas a derrota a tira da disputa por medalhas. Com isso, ela deixa os Jogos com um desempenho inferior ao obtido na Olimpíada de Londres, em 2012, quando perdeu na disputa do bronze.

Dona de duas medalhas de prata em Mundiais, em 2013 e 2014, Maria Suelen foi dominada por Minjeong. A sul-coreana conseguiu derrubar a brasileira em duas oportunidades, sendo que na segunda a arbitragem considerou um yuko. Foi o necessário para ela controlar o combate e acabar com a esperança da dona da casa, que saiu chorando do tatame.

Esta foi a última participação do judô feminino brasileiro, que se despede da Olimpíada com duas medalhas. Rafaela Silva, na segunda-feira, faturou o único ouro do País nestes Jogos até o momento. Já Mayra Aguiar foi bronze na última quinta. Sarah Menezes, Erika Miranda, Mariana Silva e Maria Portela também ficaram sem subir ao pódio.

No masculino, o Brasil ainda tem uma última chance de medalha com Rafael Silva, o Baby. O judoca está nas quartas de final dos pesos pesados (mais de 100kg), mas terá tarefa dificílima, uma vez que vai encarar o francês Teddy Riner, atual campeão olímpico e grande nome da modalidade.