22°
Máx
16°
Min

Nadal vai à final nas duplas masculinas, mas desiste das mistas no Rio

(Foto: Divulgação/Rio2016) - Nadal vai à final nas duplas masculinas, mas desiste das mistas no Rio
(Foto: Divulgação/Rio2016)

Rafael Nadal tinha uma dura missão nesta quinta-feira: vencer três jogos num intervalo de apenas nove horas no Rio de Janeiro. O espanhol foi bem-sucedido em duas partidas, em simples e duplas masculinas. Mas não aguentou o ritmo e decidiu desistir das duplas mistas, na qual estrearia ao lado da compatriota Garbiñe Muguruza.

O "Rei do Saibro" decidiu apostar nas duplas masculinas porque avançou à final ao lado do compatriota Marc López e já garantiu ao menos a medalha de prata. Juntos, eles surpreenderam a experiente parceria canadense, formada Daniel Nestor e Vasek Pospisil. Em um duro confronto, os espanhóis venceram por 2 sets a 0, com duplo tie-break, parciais de 7/6 (7/1) e 7/6 (7/4).

Na briga pelo ouro, a dupla cabeça de chave número seis vai enfrentar os romenos Horia Tecau e Florin Mergea, que formam a parceria número cinco da chave. Os tenistas da Romênia foram os responsáveis pela eliminação dos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares nas quartas de final. Nenhum dos quatro finalistas já faturou medalha olímpica nas duplas.

Nadal se sagrou campeão olímpico de simples em Pequim-2008 - quatro anos mais tarde, ficou de fora de Londres-2012. Na época, perdeu a chance de ser porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura. A honra foi vivida neste ano, no Rio de Janeiro. E, depois da ausência em Londres, ele tenta compensar a fome por medalhas olímpicas jogando em todas as chaves na Olimpíada brasileira.

O espanhol se inscreveu em simples, duplas masculinas e duplas mistas numa tentativa de alcançar todas as possibilidades de chegar ao pódio. Contudo, a falta de ritmo enfim pesou para o atual número cinco do mundo em simples. Antes da Olimpíada, Nadal não jogava uma partida desde que desistiu de Roland Garros, ainda na terceira rodada, no fim de maio.

Ele ficou fora de Wimbledon e teve pouco tempo para retomar os treinos. Ao chegar ao Rio, há cerca de uma semana, avisou que só iria competir por se tratar da Olimpíada. Caso fosse um torneio comum, teria desistido.

Assim, Nadal mostrou bom desempenho nas chaves de simples e duplas. Nesta quinta, ele derrotou o francês Gilles Simon e avançou às quartas de final. Seu próximo adversário será o brasileiro Thomaz Bellucci.