28°
Máx
17°
Min

Pega no doping, taiwanesa perde recorde no levantamento de peso e é vetada no Rio

(Foto: Divulgação)  - Pega no doping, taiwanesa perde recorde no levantamento de peso
(Foto: Divulgação)

Poucas horas antes de entrar na disputa no levantamento de peso, nesta terça-feira, a taiwanesa Lin Tzu-Chi foi vetada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por doping. Com o resultado de um exame realizado antes da Olimpíada, ela foi suspensa e deve perder o recorde mundial na disputa até 63kg.

De acordo com o Comitê Olímpico de Taiwan, um teste da levantadora apresentou anormalidade. O exame foi realizado em seu país e causou a suspensão provisória da atleta, que havia batido o recorde mundial nos Jogos Asiáticos de 2014, com a marca de 261kg.

Com a ausência da taiwanesa e de outras favoritas, por doping, a chinesa Wei Deng conquistou a medalha de ouro na categoria até 63kg, com direito a recorde mundial e olímpico. Tricampeã do mundo na modalidade, ela levantou no total 262kg (115kg arranco e 147kg arremesso), desbancando a marca que pertencia a Lin Tzu-Chi.

O corte da taiwanesa a poucas horas da disputa é mais um capítulo na história recente de doping na modalidade. Uma das favoritas ao título olímpico, a atual campeã Maiya Maneza, do Casaquistão, foi uma das punidas recentemente. Outras duas atletas com chances de medalha também sofreram sanções nos últimos meses.

Por coincidência, o Comitê Olímpico Internacional revelou nesta terça-feira quatro casos de doping ocorridos nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, mas que foram identificados somente agora. Destes quatro casos, dois são de atletas femininas do levantamento de peso.

A turca Nurcan Taylan compete na categoria 48kg, enquanto a armena Hripsime Khurshudyan disputa até 75kg. Também foram punidos o bielo-russo Pavel Kryvitksi, do lançamento de martelo, e o ucraniano Oleksandr P'yatnytsya, do lançamento de dardo.

As duas primeiras foram flagradas em amostras recolhidas durante a Olimpíada na China. Os demais tiveram doping constatado em exames de Londres-2012. Sem obter medalhas nestas competições, os quatro perderam seus resultados nas duas edições destes Jogos Olímpicos.