28°
Máx
17°
Min

Presidente do COI elogia organização dos Jogos do Rio: 'Uma Olimpíada icônica'

(Ilustração) - Presidente do COI elogia organização dos Jogos do Rio
(Ilustração)


Os Jogos no Rio ocorreram "no meio da realidade" e não numa bolha. Quem fez a declaração foi o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Em sua última coletiva de imprensa para encerrar o evento, ele abandonou as críticas às vaias do público e dúvidas para tecer elogios aos organizadores e brasileiros. Apesar de diversos problemas financeiros registrados, ele insistiu: "Esse foi um evento icônico".

Questionado se soubesse como teria sido difícil a situação do Brasil se teria escolhido o Rio em 2009 para sediar o evento, ele insistiu que sim. "Não lamentamos ter levado o evento ao Brasil. Foram Jogos icônicos. Foi um evento no meio da realidade. Não foi organizado numa bolha. Mas numa cidade com problemas sociais, com divisões e onde a vida continua. Isso foi muito bom para todos. Para estar próximo à realidade e não 16 dias numa bolha ou isolado", disse.

Bach fez um balanço positivo dos Jogos e apesar de alguns problemas estruturais e do atraso nas obras, fez questão de exaltar as qualidades do evento. "Enfrentamos a realidade e encaramos. Isso coloca o esporte em perspectiva. Existe limites ao poder do esporte", admitiu.