26°
Máx
19°
Min

Rafaela Silva vai à final e judô brasileiro garante sua primeira medalha no Rio

(Foto: Roberto Castro/ Brasil2016) - Rafaela Silva vai à final e garante medalha para o Judô brasileiro
(Foto: Roberto Castro/ Brasil2016)

O Brasil finalmente garantiu sua primeira medalha no judô nesta edição dos Jogos Olímpicos. Nesta segunda-feira, Rafaela Silva venceu a semifinal contra a romena Carina Caprioriu e agora está na decisão da competição contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia. Mesmo com derrota, ela fica com a prata. Se vencer, vai para o lugar mais alto do pódio e o hino brasileiro será tocado pela primeira vez no Rio.

A festa com a classificação para a final na Arena Carioca 2 foi grande. O combate foi equilibrado e, com um shido para cada lado no tempo normal, a disputa foi para o golden score. O árbitro chegou a dar a vitória para Rafaela com 39 segundos, mas depois voltou atrás. O público passou a incentivar ainda mais e a vaiar a arbitragem. No fim, Rafaela mostrou raça e conquistou uma bela vitória.

A garantia da medalha veio no terceiro dia de disputas, após outros judocas terem chegado perto do pódio. No sábado, Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que tinham conquistado medalhas nos Jogos de Londres, ficaram pelo caminho na repescagem. No dia seguinte, Charles Chibana perdeu em sua primeira luta e Erika Miranda ficou a uma vitória do bronze.

Em sua primeira luta, Rafaela gastou apenas 46 segundos para despachar a alemã Myriam Roper por ippon. Na sequência, foi melhor ainda diante da sul-coreana Kim Jan-Di, segunda colocada no ranking mundial. Acertou um wazari perto do fim e administrou o resultado. Já nas quartas de final ganhou da húngara Hedvig Karakas com mais um wazari.