21°
Máx
17°
Min

Rio 2016: Fernanda e Vanessa dividem paixão pelo Remo com maternidade

Representantes brasileiras no double skiff retomaram carreira após nascimento dos filhos - Foto: Washington Alves/Exemplus/COB - Rio 2016: Fernanda e Vanessa dividem paixão pelo Remo com maternidade
Representantes brasileiras no double skiff retomaram carreira após nascimento dos filhos - Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

As remadoras Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi, representantes do Brasil no double skiff peso leve feminino, têm, além da paixão pelo remo, um outro ponto em comum: a maternidade. Ambas as atletas são mães e tiveram as carreiras interrompidas momentaneamente para as chegadas de Bento, de 3 anos, o meninão de Fernanda, e Larissa, de 1 ano e meio, filha de Vanessa.

 "Descobri que estava grávida duas semanas antes da seletiva para os Jogos Olímpicos de 2012. Precisei montar uma estratégia de guerra para conseguir voltar a remar. Não estou mais brigando por uma medalha apenas por mim, mas pelo Bento também. Chegaram a dizer que, depois do nascimento do bebê, eu iria competir no master. Imagina! Eu e a Vanessa somos a prova de que a vida da mulher pode ser muito melhor após a maternidade", diz Fernanda, de 31 anos, remadora desde os 12, que conta com o apoio incondicional de sua família e dos amigos para cuidar do filho.

 Já Vanessa, que foi nadadora durante a maior parte de sua vida e há apenas quatro anos iniciou no remo, enfrentou ainda mais dificuldade por ter começado tarde no esporte. Ela foi incentivada pelo marido, Renan de Castro, que também é remador.

 "Comecei a remar aos 28 anos e ainda parei por oito meses por conta da gravidez. Mas o nascimento da Larissa me ajudou a ficar mais focada, concentrada. Além do meu marido, conto com a ajuda de meus pais. Minha mãe é uma santa. Quando eu fiquei grávida, ela me disse para ficar tranquila, pois iria ficar com a Larissa para eu competir", conta, agradecida.

 A saudade das crianças, segundo elas, é enorme. "É muito ruim ficar longe, mas sei que um dia ela vai ter orgulho de mim. Fico pensando na Larissa para ter mais força e determinação", acrescenta Vanessa. Ambas terão a torcida dos filhos durante a competição, que começa dia 7, com a fase eliminatória, e prossegue até o dia 12, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro.

Fonte: COB