23°
Máx
12°
Min

Rio 2016: Rafael Andrade trocou a Ginástica Artística pela de Trampolim

Medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, atleta estreia nos Jogos Olímpicos - Foto: Pedro Gonzaga/COB - Rafael Andrade trocou a Ginástica Artística pela de Trampolim
Medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, atleta estreia nos Jogos Olímpicos - Foto: Pedro Gonzaga/COB

O início da carreira de Rafael Andrade, representante do Time Brasil na ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ocorreu meio por acaso. Aos nove anos, Rafael estava matriculado em uma escolinha de ginástica artística em Goiânia (GO), sua cidade natal, quando uma nova cama elástica foi adquirida. O equipamento rapidamente se tornaria a “menina dos olhos” não só do ginasta, mas de toda a garotada. Da ginástica artística para a de trampolim, foi um salto. No dia a dia e na carreira de Rafael.

"Foi engraçado que este equipamento fez com que várias crianças migrassem para a ginástica de trampolim, inclusive a treinadora da época. Aí foi criada uma turma dentro da escolinha, exclusiva para a modalidade. Acabei me destacando e direcionei a carreira para a ginástica de trampolim", contou o atleta.

Medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, Rafael disputa seus primeiros Jogos Olímpicos, logo em seu país. A grandiosidade do evento tem chamado sua atenção, graças à convivência diária, na Vila Olímpica, com atletas de diversos países do mundo.

"É realmente incrível participar de um evento como esse. Outro dia, por exemplo, sentei no refeitório para jantar e, na mesa da frente, estava o Rafael Nadal (tenista espanhol). Não é todo dia que você se depara com o ídolo de um esporte, como o Nadal", comentou.

Rafael compete no dia 13 de agosto e sua preparação, nos últimos dois anos, foi realizada na Inglaterra. O ginasta preferiu não fazer nenhuma análise sobre a competição em si ou sobre seus adversários, apenas disse que está pronto para fazer o seu melhor. Confiante em um bom desempenho, Rafael inclusive separou a próxima sexta-feira, dia 5, para uma ocasião toda especial.

“Vou na cerimônia de abertura e curtir muito esse momento. Já experimentei a roupa do desfile, mas não tenho ideia de como vai ser. Apenas que vai ser inesquecível”, projetou.

Fonte: COB