23°
Máx
12°
Min

Rival de Zanetti na final é expulso pela Holanda após fugir da vila para beber

(Foto: Divulgação)  - Yuri van Gelder é expulso pela Holanda após fugir para beber
(Foto: Divulgação)

Classificado para disputar a final das argolas contra Arthur Zanetti, Yuri van Gelder foi expulso dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela delegação da Holanda. O ginasta de 33 anos foi mandado de volta para casa depois de admitir que deixou a Vila Olímpica no sábado à noite para beber. Ele só voltou à concentração no domingo.

Van Gelder competiu no sábado e só voltaria a participar da Olimpíada na final das argolas, no domingo que vem. De acordo com Maurits Hendriks, chefe da delegação da Holanda, a decisão de mandar o ginasta de volta à Holanda foi "difícil", mas não havia outra escolha. "Defendemos a excelência no que diz respeito a todos os acordos e regras", afirmou.

O ginasta tem fama de "bad boy". Ele chegou a ser suspenso por uso de cocaína em 2009 e, em 2011, foi afastado da seleção depois de uma recaída. Na carreira, Van Gelder tem três medalhas em Mundiais nas argolas: ouro em 2005, prata em 2007 e bronze em 2006. Em Glasgow, ano passado, foi o quinto colocado.

Como já voltou à Holanda, ele não compete na final das argolas, para a qual se classificou com a oitava melhor nota. Será substituído pelo ucraniano Igor Radivilov, que é o primeiro reserva.