22°
Máx
14°
Min

Samaranch Júnior e o turco Ugur Erdener são eleitos vice-presidentes do COI

Foto: AFP - Samaranch Jr e o turco Erdener são eleitos vice-presidentes do COI
Foto: AFP

O espanhol Juan Antonio Samaranch Júnior e o turco Ugur Erdener foram eleitos nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, vice-presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Samaranch recebeu 69 votos a favor e seis contra, enquanto Erdener teve 60 favoráveis e 18 contrários.

A reunião dos membros do COI também definiu que o guatemalteco Willi Kaltschimitt e o ucraniano Sergey Bubka tiveram prolongada por mais quatro anos, até 2020, a permanência no Comitê Executivo da entidade.

Havia duas vagas para vice-presidência do COI e, em princípio, três candidatos. No entanto, o suíço Denis Oswald anunciou sua retirada do pleito antes do início da votação. "Samaranch e Erdener já fazem parte da Comissão Executiva e é legítima a ambição de ocupar a vice-presidência. Por eles, retiro minha candidatura e continuo apenas membro do Comitê Executivo", disse Oswald.

Samaranch Júnior é filho do ex-presidente que comandou a entidade entre 1980 e 2001. O filho também ocupa uma vaga no COI desde 2001 e um lugar no Comitê Executivo desde 2012. Erdener, no COI desde 2008, entrou para o Comitê Executivo em 2014.

Ambos formam atualmente, junto com a alemã Claudia Bokel, a comissão encarregada pelo COI de validar definitivamente a participação dos esportistas russos no Rio. Samaranch e Erdener assumirão os cargos após o término dos Jogos Olímpicos e substituirão o marroquino Nawal El Moutwakel e o britânico Craig Reedie, que cumprem mandato. Os outros vice-presidentes são o australiano John Coates e o chinês Zaiqing Yu.