22°
Máx
14°
Min

Seleção brasileira conquista o inédito ouro Olímpico no futebol

Seleção brasileira conquista o inédito ouro Olímpico no futebol

Agora não falta mais nada. Foi sofrido, mas a seleção brasileira masculina de futebol conquistou na noite deste sábado, dia 20, nos Jogos Rio 2016, no Maracanã, o único título que lhe faltava em sua centenária e vitoriosa história: a medalha de ouro olímpica. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação contra a Alemanha, algoz da Copa de 2014, o Brasil venceu por 5 a 4 nos pênaltis e conquistou o título olímpico. O goleiro Weverton defendeu a última cobrança alemã de Petersen e Neymar converteu para a seleção brasileira.

O primeiro tempo começou com jogo franco e a seleção brasileiro fazendo numa marcação alta a partir da intermediária adversária. Os alemães jogavam no contra-ataque e foi desta maneira que aconteceu o primeiro lance de perigo do jogo. Aos 10m, o atacante Brandt acertou um belo chute no travessão de Weverton. Três minutos depois foi a vez do Brasil levar perigo ao gol da Alemanha com Luan após cruzamento de Douglas Santos. O zagueiro alemão salvou com a cabeça a bola que tinha direção do gol.

Aos 26m, Neymar sofreu falta perto do bico direito da grande área da Alemanha. Ele mesmo cobrou de forma magistral e marcou o gol do Brasil. Atrás do placar, os alemães procuraram mais o ataque e, aos 30m, o time deu uma verdadeira blitz na defesa brasileira. E ainda tiveram mais duas bolas seguidas no travessão de Weverton, a segunda com o meia Bender após cobrança de falta da direita.

O início da segunda etapa foi ruim para a seleção brasileira. A defesa, que até então não havia sofrido um gol sequer nestes Jogos Rio 2016, falhou na marcação dentro da área e permitiu que o capitão Meyer, livre, escorasse de direita o cruzamento da direita para empatar a partida. Neymar tinha seus momentos de brilho, como a enfiada para Felipe Anderson, que entrara no lugar de Gabriel. Depois, quase fez por cobertura aos 32m. A partir daí, o jogo ficou amarrado e ninguém quis se arriscar até o início da prorrogação.  

Na prorrogação, o Brasil teve duas boas chances com Gabriel Jesus e Luan, aos 2m e aos 6m da primeira etapa, respectivamente. Nos 15m finais, o cansaço pesou para ambos os lados e Neymar sentiu cãibras. A decisão ficou para as cobranças de pênaltis. O Brasil venceu por 5 a 4, com gols de Renato Augusto, Marquinhos, Rafinha Alcântara, Luan e Neymar que converteram suas cobranças. Weverton pegou o último pênalti alemão cobrado por Petersen.

Foi a primeira medalha de ouro e a sexta da seleção brasileira de futebol masculino em Jogos Olímpicos. Antes, o Brasil já havia conquistado três pratas (Los Angeles 1884, Seul 1988 e Londres 2012) e dois bronzes (Atlanta 1996 e Pequim 2008).