21°
Máx
17°
Min

Seleção feminina de ginástica vai à final nos Jogos Olímpicos

(Foto: Divulgação/Ricardo Bufolin/FotosPúblicas)  - Seleção feminina de ginástica vai à final nos Jogos Olímpicos
(Foto: Divulgação/Ricardo Bufolin/FotosPúblicas)

Liderada pelas jovens Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, a seleção brasileira feminina de ginástica artística se classificou para a final por equipes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A equipe nacional acumulou 174,054 nos quatro aparelhos e se confirmou entre os oito melhores do mundo. A disputa por medalha será na terça-feira, às 16 horas.

Aguardando a conclusão da quinta e última subdivisão, o Brasil ocupa o quinto lugar e não pode mais deixar o grupo classificatório, ainda que Japão, Canadá e França sejam superiores. Estados Unidos, China, Rússia e Grã-Bretanha também estão garantidos entre os finalistas por equipes.

Aos 31 anos, Daniele Hypolito mostrou determinação para a disputa decisiva: "Agora é vir com tudo para a final por equipes." A veterana quer se redimir depois de uma péssima atuação no solo (12,400). Pelo telão, chegou a se desculpar com os espectadores. "O pedido de desculpa foi uma forma de carinho com o público e com a torcida que estava em casa", justificou.

Com o primeiro objetivo cumprido, as brasileiras já podem relaxar. "Não fico nervosa antes ou depois, fico na hora. Vou dormir igual a uma princesa", brincou Rebeca Andrade, antes mesmo de ter a classificação confirmada. A palavra "concentração" esteve presente no discurso de todas as brasileiras. "Fiquei muito feliz porque vimos que o planejamento deu certo, que a cabeça está preparada", afirmou Jade Barbosa.

Jade sentiu a ansiedade de Flavinha na véspera, que contou que a companheira "não parava de correr pelo quarto". Isso, entretanto, não afetou o desempenho da estreante na competição. "Não fiquei tão nervosa porque estava muito bem treinada, estava bem concentrada", analisou. Sem ter conseguido a classificação por equipes em Londres-2012, as meninas do Brasil têm nova chance de surpreender.