26°
Máx
19°
Min

Seleção masculina de rúgbi do Brasil sofre 5ª derrota e fecha Rio-2016 em último

(Foto: Beth Santos/ PCRJ) - Seleção masculina de rúgbi do Brasil sofre 5ª derrota
(Foto: Beth Santos/ PCRJ)


A seleção brasileira masculina de rúgbi sevens terminou sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio em último lugar. A equipe enfrentou o Quênia nesta quinta-feira, em partida válida pelo torneio de consolação e, sem conseguir furar a defesa queniana, perdeu por 24 a 0. Assim, encerrou uma campanha de cinco derrotas em cinco jogos.

No primeiro jogo do dia no Estádio de Deodoro, o público para ver o Brasil ficou aquém o das rodadas anteriores. Com apenas 22 segundos de partida, o Quênia já fez o primeiro try. A seleção brasileira depois manteve a posse de bola por quase seis minutos. Quando a perdeu, sofreu outro try.

O segundo tempo começou com o Quênia na frente por 12 a 0 e com o mesmo enredo: o Brasil com a bola e os africanos pontuando em questão de segundos a partir da recuperação da posse. Com 24 a 0 no placar, a seleção ainda conseguiu dois trys, anulados por infrações.

A campanha do Brasil no Rio-2016 começou com derrota para Fiji por 40 a 12. Depois, a equipe perdeu para os Estados Unidos por 26 a 0 e para a Argentina, por 31 a 0, encerrando a fase de grupos em último. No torneio de consolação, nova derrota para os EUA, dessa vez por 24 a 12, até o revés que deixou o time em 12.º e último lugar.

Agora o futuro do rúgbi sevens no Brasil é incerto. A equipe não tem vaga na World Series, a Liga Mundial da modalidade. Os convites para algumas etapas, porque o país estaria na Olimpíada do Rio e precisava ganhar experiência, agora não se justificam mais. Na última participação na segunda divisão, o time ficou muito longe de conseguir o acesso. A tendência, assim, é que o foco volte para o rúgbi union, que tem como meta disputar o Mundial em 2019.