24°
Máx
17°
Min

Serena vacila e é eliminada nas oitavas de final no Rio-2016

(Foto: Divulgação/ITF) - Serena vacila e é eliminada nas oitavas de final no Rio-2016
(Foto: Divulgação/ITF)

Depois de Novak Djokovic, foi a vez de Serena Williams se despedir dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Assim como fez o líder do ranking da ATP, a número 1 da lista da WTA hesitou no Centro Olímpico de Tênis diante de rivais de ranking de menor expressão e foi eliminada da briga por medalha.

Nesta terça-feira, a atual campeã olímpica foi batida pela ucraniana Elina Svitolina, atual número 20 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. A tenista da Ucrânia vive sua melhor temporada da carreira, com um título conquistado neste ano e sua melhor posição na lista da WTA - 14º - em março deste ano.

A vitória desta terça-feira foi a maior de sua carreira até agora. Para chegar ao grande resultado, Svitolina precisou conter a agressividade de Serena, expressa pelas 26 bolas vencedoras que obteve na partida, contra nove da ucraniana.

A norte-americana, contudo, abusou das falhas. Somente no saque, foram oito duplas faltas, contra cinco aces. Foram ainda 37 erros não forçados, diante de 17 da adversária. Svitolina soube tirar vantagem da irregularidade da favorita e também exibiu consistência do início ao fim.

A ucraniana liderou o jogo em ambos os sets e praticamente não foi ameaçada por Serena. No set inicial, faturou a primeira quebra da partida. Serena buscou a igualdade, ao devolver a quebra. Mas logo perdia novamente o serviço, diante da pressão da ucraniana.

Na segunda parcial, Serena ofereceu menor resistência. Svitolina quebrou primeiro e viu a rival devolver a quebra. Mas a ucraniana não demorou para cravar mais duas quebras, sacramentando a vitória em 1h12min de confronto.

Nas quartas de final, Svitolina terá outro bom desafio pela frente. Sua adversária será a checa Petra Kvitova, dona de dois títulos em Wimbledon. A checa avançou nesta terça ao despachar a russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 1.

DUPLAS - As suíças Martina Hingis e Timea Bacsinszky avançaram às quartas de final da chave de duplas, nesta terça, com a vitória sobre as norte-americanas Bethanie Mattek Sands e CoCo Vandeweghe por duplo 6/4.

Na briga pela semifinal, as tenistas da Suíça, que formam a dupla cabeça de chave número cinco, vão enfrentar a parceria número três, composta pelas taiwanesas Chan Hao-Ching e Chan Yung-Jan. Mais cedo, a dupla oriental bateu as britânicas Johanna Konta e Heather Watson por 3/6, 6/0 e 6/4.

Também avançaram às quartas de final as espanholas Garbiñe Muguruza e Carla Suárez Navarro, as italianas Sara Errani e Roberta Vinci e duas duplas da República Checa (Lucie Safarova/Barbora Strycova e Andrea Hlavackova/Lucie Hradecka) e da Rússia (Ekaterina Makarova/Elena Vesnina e Darya Kasatkina/Svetlana Kuznetsova).