27°
Máx
13°
Min

Tailandesa bate recorde olímpico e leva ouro no levantamento de peso do Rio-2016

(Foto: Divulgação/COB) - Tailandesa bate recorde olímpico e leva ouro no levantamento de peso
(Foto: Divulgação/COB)

A tailandesa Sukanya Srisurat conquistou nesta segunda-feira a medalha de ouro, com direito a recorde olímpico, no levantamento de peso na categoria até 58kg. Ela superou a sua compatriota Pimsiri Sirikaew totalizando três medalhas na modalidade para seu país nos Jogos Olímpicos do Rio.

Depois de cumprir suspensão por dois anos por doping, a tailandesa totalizou 240kg, oito a mais do que Pimsiri, que ficou com a prata. Hsing-Chun Kuo, de Taiwan, ficou com o bronze em uma categoria que não contou com a participação de brasileiras.

No masculino, o mexicano Oscar Figueroa conquistou a medalha de ouro na categoria até 62kg. Logo após a conquista, o atleta de 33 anos anunciou a sua aposentadoria. Ele deixa o levantamento de peso com duas medalhas no currículo. Nos Jogos de Londres, em 2012, havia ficado com a prata. "Busquei isso por tantos anos e queria encerrar minha carreira com esse ouro", comentou.

Figueroa totalizou 318kg e superou o indonésio Eko Irawan, que ficou com a prata, e Farkhad Kharki, do Casaquistão, que terminou com o bronze. "É uma experiência indescritível, um grande prêmio para minha carreira esportiva de 22 anos", finalizou o campeão.