22°
Máx
17°
Min

Tiago Camilo cai na 2ª luta e Brasil deixa disputa por medalhas no judô

(Foto: Roberto Castro/Brasil 2016) - Tiago Camilo cai na 2ª luta e Brasil deixa disputa por medalhas
(Foto: Roberto Castro/Brasil 2016)

O Brasil está fora da briga por medalhas neste quinto dia do judô na Olimpíada do Rio. Momentos depois de Maria Portela cair na categoria até 70kg, Tiago Camilo foi eliminado nesta quarta-feira nas oitavas de final da categoria até 90kg por Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, e também saiu da disputa na Arena Carioca 2.

Tiago tentava se tornar o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas olímpicas no judô. Prata em Sydney-2000 e Bronze em Pequim-2008, o atleta, no entanto, estava longe de ser um dos favoritos da categoria. Assim como Maria Portela, que também não figura entre as líderes do ranking.

Ainda assim, Tiago, 21.º do ranking, parecia dono da luta diante de Mehdiyev, número 24 do mundo, nesta quarta, começando agressivo e sendo dono das principais ações. Com uma punição para cada lado, o combate era igual até que o brasileiro finalmente derrubou o adversário e conseguiu um yuko.

A luta parecia nas mãos de Tiago, que seguiu mais agressivo, mas Mehdiyev foi esperto e em um contra-ataque derrubou o brasileiro. Apesar das reclamações do azerbaijano, o árbitro considerou um wazari, e não um ippon. A marcação deu chance para o atleta da casa, apoiado pela torcida, se recuperar. Mas com apenas um minuto no cronômetro, o máximo que ele fez foi forçar duas punições ao adversário.

No primeiro combate do dia, Tiago havia derrotado o sul-africano Zack Piontek, número 23 do ranking. Depois de conseguir um Yuko logo de início, o brasileiro levou o combate sem maiores sustos até a reta final. Faltando dois segundos, surpreendeu com um belo golpe e buscou o ippon.

Com as eliminações, Tiago e Maria Portela se juntam a Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Erika Miranda, Charles Chibana, Alex Pombo, Mariana Silva e Victor Penalber, que também deixaram a disputa do judô sem medalhas. A única exceção foi Rafaela Silva, ouro na categoria até 57kg na segunda-feira.