22°
Máx
16°
Min

Tocha Olímpica chegará a Maringá às 9h desta quarta-feira

(Foto: Divulgação/Rio 2016) - Tocha Olímpica chegará a Maringá às 9h desta quarta-feira
(Foto: Divulgação/Rio 2016)

Em revezamento por todo o Brasil, a Tocha Olímpica chegará a Maringá por volta das 9h desta quarta-feira (29) e percorrerá um trajeto de aproximadamente 7,5 quilômetros até a Vila Olímpica, com uma parada em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória para uma foto oficial.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco, contou que na Vila Olímpica, a tocha passará pelo velódromo e por dentro da piscina, nas mãos de um nadador, até o Estádio Willie Davids, onde haverá a concentração do evento, com show e atividades culturais.

“É um marco. Provavelmente não teremos isso novamente ou quando teremos? É uma oportunidade única de ter esse evento em Maringá, haja vista que o Paraná tem 300 e poucos municípios e ela só vai passar em 23”, destacou.

O secretário convida a comunidade para acompanhar as atividades no estádio a partir das 10h30.

Estrutura

Questionado sobre os custos para o município da passagem da Tocha Olímpica, o secretário Rony Bergamasco declarou que o investimento é mínimo, com aproximadamente R$ 5 mil em um palco e também com uma verba para um café aos representantes olímpicos. O restante será viabilizado por meio dos patrocinadores, segundo ele.

Os escolhidos para o revezamento

Foram escolhidas mais de 30 pessoas para o revezamento da Tocha Olímpica em Maringá. O município escolheu cinco deles, atletas e ex-atletas. Leonardo Borolini, que encerrou a carreira no handebol no fim de 2014, após ajudar o Maringá a ficar na terceira colocação na Liga Nacional, é um dos escolhidos.

"Fiquei muito feliz e, sem dúvidas, é um orgulho conduzir o símbolo dos jogos. Vou carregar a tocha como se estivesse carregando minha família, amigos, os maringaenses e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram na minha vida profissional até hoje", diz.

A ciclista e vice-campeã pan-americana, Gabriela Yumi, também está entre os convocados. "Estou muito feliz por ter a chance de participar e representar Maringá no revezamento na cidade. É uma emoção fazer parte de um dos maiores eventos esportivos do mundo, atuando na modalidade esportiva que tenho paixão." 

Também carregarão a tocha Ricardo Bermudez Garcia (Ricardinho), campeão olímpico do vôlei e presidente do time de Maringá, e o ex-atleta de natação José Geraldo da Costa Moreira Filho.

Na Vila Olímpica, cerca de 40 atletas e ex-atletas também vão acompanhar a cerimônia.

Atrações culturais

Vão se apresentar a partir das 9h30 no Centro de Convivência Renato Celidônio, o Circo Teatro Sem Lona e o grupo de Capoeira do Centro Cultural Sucena. No palco do encerramento, no estádio Willie Davids, o espetáculo fica por conta da Camerata da Unicesumar, às 10 horas.