24°
Máx
17°
Min

UEL tem 103 atletas nos Jogos Universitários

(foto: Divulgação) - UEL tem 103 atletas nos Jogos Universitários
(foto: Divulgação)

Atletas de 16 instituições de ensino superior disputam os 56º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), a partir desta sexta-feira (22), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A abertura oficial será logo mais, às 20 horas, no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas, com desfile dos atletas e cerimonial olímpico. A UEL participa da competição com 103 atletas.

A competição integra o calendário de jogos oficiais do Paraná e tem chancela da Secretaria de Esporte e Turismo (SEET), Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). De acordo com o diretor da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), professor Carlos Alberto de Oliveira, esta é a primeira vez que a UEPG sedia os Jogos Universitários do Paraná. Ele destaca a oportunidade de colocar a instituição na rota dos eventos esportivos estaduais, lembrando que a UEPG promove os Jogos Estudantis da Primavera (JEP), que também fazem parte dos jogos oficiais do estado e, neste ano, terão sua 61ª edição ininterrupta. Ressalta ainda a meta de resgate dos JUPS como ambiente de desenvolvimento do esporte de rendimento do Paraná.

Entre atletas e dirigentes, os JUPs vão reunir mais de 1,2 mil pessoas de instituições públicas e particulares. O objetivo é desenvolver e estimular as práticas esportivas no meio universitário e congregar os estudantes paranaenses pelo intercâmbio social e esportivo. Os atletas vão se envolver nas disputas de 12 modalidades - badminton, basquete 3x3, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol.

As disputas das modalidades individuais se concentram no sábado (23) e domingo (24), nos turnos da manhã, tarde e noite. Já as modalidades coletivas, terão as fases classificatórias no sábado e domingo, seguindo as disputas até quinta-feira (28) coma realização das finais e encerramento da competição. Os jogos ocorrerão no Ginásio de Esportes, Pavilhão de Educação Física, Piscina e Colégio Agrícola, no Campus Uvaranas; Oscar Pereira, Zukão, Marista, Sepam, Borell, Sagrada Família, Sesc e Ponta-Lagoa. As delegações ficarão alojadas em colégios estaduais, 13º BIB e 8º RCC.

A UEPG tem 218 atletas e 22 dirigentes, totalizando 240 pessoas. Depois vêm as delegações da Unicesumar, com 168 pessoas; Unicentro/Irati, 165; PUC/Curitiba, 164; UEM, 155; UFPR, 143; UEL, 103; FAG/Cascavel, 96; UniCuritiba, 89; Unioeste/Cascavel, 74; Unipar/Cianorte, 52; Positivo/Curitiba, 46; Guairacá/Guarapuava e Fetecie/Paranavaí, 24; e Inspirar/Curitiba, 13 pessoas.

Na realização da competição, a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, 13º BIB, 8º RCC, Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Departamento de Educação Física e Colégio Agrícola Augusto Ribas. A programação dos JUPs está disponível em https://www.fpdu.com.br/

(com informações da Agência UEL)