22°
Máx
16°
Min

Xodó na natação, atleta de Gana de 14 anos já sonha com os Jogos de 2020

(Foto: Divulgação)  - Atleta de Gana de 14 anos já sonha com os Jogos de 2020
(Foto: Divulgação)

A natação nos Jogos Olímpicos não é feita apenas de recordes mundiais, grandes estrelas e desempenhos fantásticos. Há espaço também para pessoas que, mesmo não conseguindo marcar os melhores tempos do mundo, chamam a atenção por sua história de vida. É o caso de Kaya Adwoa Forson, de apenas 14 anos, que foi aplaudida por todo Estádio Aquático Olímpico na segunda-feira após competir nos 200 metros livre.

O tempo da garota, de 2min16s02, é 21 segundos mais lento que da estrela norte-americana Katie Ledecky. Mesmo na última colocação e fora da disputa, ela festejou a chance. "Tenho 14 anos e essa é uma experiência única na vida. Foi uma das maiores que tive até agora e espero continuar treinando para poder voltar aos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. De preferência ao lado da minha irmã Zara", afirmou.

Ela representa Gana - é a única nadadora do país no Rio de Janeiro -, mas nasceu no Canadá. Ela aproveitou a oportunidade para nadar pela nação de seus avós e confessa que adorou a experiência. "Sou muito sortuda por poder fazer isso com essa idade. Acho que isso pode mostrar a todo mundo - especialmente às mulheres de Gana - que tudo é possível. Não importa sua idade", disse.

Kaya aprendeu a nadar no Caribe, onde morou por dez anos. "Sempre amei a água. Quando tinha três anos de idade, meu pai me jogava na piscina, e eu passava horas ali. Nós vivíamos numa pequena ilha, e nadar ali era uma parte da cultura. Nós tínhamos de nadar. Foi algo natural", conta.

A experiência no Rio está sendo incrível para a adolescente, mas só falta uma coisa para ela ser completa: um encontro com Michael Phelps. "Eu vi ele e foi incrível, mas ainda não cheguei perto o suficiente para tirar uma selfie. Também gosto da Missy Franklin e da Katie Ledecky, que é incrível porque ganhou uma medalha de ouro quando era um ano mais velha do que eu. Ela me inspira a sonhar com isso."