26°
Máx
19°
Min

Beal Open bate recorde de inscrições e vale pontos para ranking nacional

Beal Open bate recorde de inscrições e vale pontos para ranking nacional

Premiação e tradição. São esses os critérios que a Confederação Brasileira de Tênis leva em conta para reconhecer o torneio que vale pontos para o ranking nacional. Em sua 7ª edição, o Beal Open de 2016 oferecerá aos participantes uma premiação total de R$ 8 mil, pontos no ranking da Federação Paranaense de Tênis aos atletas filiados e, pela primeira vez no Paraná, oferecerá mil pontos para o vencedor da categoria 1ª Masculino Adulto.

Essa pontuação tem até mais valor que o prêmio em dinheiro, pois permite ao vencedor subir no ranking que define os atletas em condições de disputar torneios da ATP, a associação mundial da categoria. “Para participar de qualquer competição profissional, como o Future que é o torneio de entrada da ATP, o atleta precisa estar bem colocado no ranking da CBT.

Por isso, ele disputa torneios em todo país em busca de pontuação. E agora, o Beal Open vai permitir que o vencedor da categoria masculino adulto da primeira classe conquiste mil pontos. Isso fez o torneio ser ainda mais importante para a modalidade e vai atrair atletas de altíssimo nível”, explica o coordenador técnico do torneio Roberto Bueno.

Segundo Roberto, Gustavo Kürten, Rafael Nadal e outras grandes nomes do tênis mundial disputaram torneios como o Beal Open emdiversos países para conquistar pontos e entrar para a ATP.

Ideia era fortalecer a modalidade

Realizado desde 2010, o Beal Open é disputado nas quadras de saibro do Cascavel Country Clube que possui uma das melhores estruturas do País para a modalidade. Desde a primeira edição, o evento conta com o patrocínio de importante empresas e entidades que dão sustentação no investimento para que o torneio seja realizado.

Paulo Beal, idealizador e coordenador executivo do evento, explica que a ideia surgiu inicialmente para oferecer às famílias dos tenistas da cidade e da região uma oportunidade para se encontrar e proporcionar disputas de elevado nível técnico fortalecendo a modalidade na região que já “produziu” atletas de destaque nacional e internacional, como Susana Rodrigues, Bruna Colósio e Marcelo Ferlin, entre outros.

“A ideia foi bem aceita pelos participantes, pelos patrocinadores e deu certo. A cada ano cresce a participação de atletas e com o reconhecimento da Confederação como um dos principais torneios da modalidade em todo País deveremos ter um nível técnico ainda mais elevado”, alegra-se Beal.

Importância do Torneio

A premiação oferecida pelo Beal Open sempre chamou a atenção de atletas de diversos estados brasileiros. Muitos disputam torneios como esse para conquistar pontos no ranking e também para ajudar nos elevados custos que a modalidade exige para os atletas que desejam se tornar profissionais.

No entanto, a tradição foi o fator determinante para que a CBT se dispusesse a incluir o Beal Open em seu calendário e premiasse o vencedor com mil pontos no ranking da categoria masculino profissional.

Silvio Pinheiro de Souza, presidente da Federação Paranaense de Tênis, desde que assumiu a entidade se faz presente no evento e apoia com o fornecimento de troféus aos vencedores de todas as categorias.

“O Beal Open é o primeiro torneio da nossa federação que valerá pontos no ranking nacional. Isso se deve à regularidade na realização do evento. Os atletas sabem que na metade do ano será realizado o torneio em Cascavel e ajustam a agenda para encontrar os amigos, desfrutar da hospitalidade e da estrutura turística da cidade, jogar e tentar conquistar pontos e prêmios em dinheiro. Agora, deveremos ter um número ainda maior de atletas que estão no topo do ranking jogando em Cascavel”, diz Silvio.

Os atletas não vêm sozinhos. Geralmente, pai, mãe e ou irmãos vêm juntos para acompanhar e incentivar os atletas e isso gera renda para o hotéis, restaurantes e lojas. Antes e depois das disputas, as famílias frequentam os restaurantes, shopping e lojas para apreciar o que Cascavel tem para oferecer.

“Vemos o torneio como um divulgador da hospitalidade cascavelense e apoiamos o evento por se tratar de uma competição de alto nível. Com o reconhecimento da CBT, Cascavel será ainda mais conhecida e comentada”, avalia Alisson ramos da Luz, secretário de comunicação da Prefeitura de Cascavel.

Recorde de inscrições

Neste ano, o evento já dentro das normas da CBT atraiu um número recorde de inscrições. No total, 257 atletas confirmaram presença até o prazo final das inscrições, dia 24 de maio.

O evento está programado para ser realizado entre os dias 2 e 5 de junho no Cascavel Country Clube com entrada grátis em todos os dias. Devido ao grande número de inscrições, a organização do evento está firmando parceria com a Associação Atlética Comercial e a Associação Atlética Banco do Brasil para sediar diversas partidas da competição.

Desde a primeira edição, o Beal Open conta com o patrocínio da Gatorade, uma divisão da AMBEV. Para este ano, o patrocínio foi confirmado novamente e a novidade é a participação da Lacta.

Outras marcas estarão presentes como nos anos anteriores: Prefeitura de Cascavel, Beal - Festval e o Cascavel Country Clube com o apoio estrutural. O reconhecimento da Confederação Brasileira de Tênis da importância do Beal Open já permite antecipar uma nova fase para a modalidade no Paraná e a certeza de grandes partidas.

Mais informações sobre o evento:

Colaboração: Assessoria de imprensa