23°
Máx
12°
Min

Djokovic e Nadal sofrem, mas vencem em estreia no Masters de Indian Wells

O sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal sofreram mais do que esperavam para vencer em suas estreias no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, na noite deste domingo. O número 1 do mundo chegou a perder um set do desconhecido Bjorn Fratangelo, que veio do qualifying e é somente o número 149 do ranking da ATP.

O tenista da casa, de 22 anos, venceu o set inicial e exigiu esforço de Djokovic para buscar a virada, fechando a partida pelo placar de 2/6, 6/1 e 6/2. O sérvio mostrou certa falta de ritmo após se recuperar de uma infecção nos olhos, sofrida há duas semanas. Depois disso, ele ajudou o seu país a vencer na rodada de abertura da Copa Davis.

Neste domingo, porém, Djokovic oscilou nos principais fundamentos. No saque, acertou oito aces, mas cometeu três duplas faltas. Assim, sofreu três quebras de saque na partida, algo incomum contra um adversário que nunca vencera um jogo de nível ATP. Depois do sufoco, o sérvio impôs forte ritmo no set final e fechou a partida em 1h46min.

Na terceira rodada, o líder do ranking terá pela frente o alemão Philipp Kohlschreiber. Atual número 30 do mundo, ele atropelou em sua estreia. Cedeu apenas um game na vitória sobre o local Denis Kudla por 6/0 e 6/1, em apenas 45 minutos, possivelmente o triunfo mais rápido desta edição de Indian Wells.

Mas não foi somente Djokovic quem suou na noite passada. O espanhol Rafael Nadal, em momento mais irregular no circuito, precisou de três sets para vencer na estreia. Quarto cabeça de chave, ele superou o também canhoto Gilles Müller, de Luxemburgo, por 6/2, 2/6 e 6/4.

Assim como o sérvio, o espanhol oscilou no serviço e sofreu três quebras. Porém, permaneceu mais tempo em quadra: 2h11min. Vindo de tropeços diante de rivais menos experientes, no Rio Open e em Buenos Aires, Nadal vai encarar na terceira rodada um conhecido adversário.

Será o compatriota Fernando Verdasco, responsável pelo primeiro grande revés de Nadal na temporada. No Aberto da Austrália, o número cinco do mundo foi eliminado em cinco sets contra Verdasco logo na primeira rodada do Grand Slam. Para avançar em Indian Wells, Verdasco precisou jogar apenas parte do set inicial. Seu rival, o eslovaco Martin Klizan, abandonou o jogo quando perdia por 5/3.

Ainda neste domingo, avançaram na chave os locais John Isner, Jack Sock, Steve Johnson e Sam Querrey, além dos espanhóis Feliciano López e Roberto Bautista Agut e dos franceses Gilles Simon e Adrian Mannarino e do alemão Alexander Zverev.

FEMININO - Na outra chave de simples do torneio americano, a romena Simona Halep, quinta cabeça de chave, avançou ao derrotar a russa Ekaterina Makarova por 6/2 e 6/4. Nas oitavas de final, Halep vai encarar a checa Barbora Strycova, que derrotou a japonesa Kurumi Nara por 3/6, 6/1 e 6/2. Se confirmar o favoritismo nas oitavas, Halep deve bater de frente com a favorita Serena Williams nas quartas.

Em outro confronto na noite deste domingo, a sérvia Jelena Jankovic massacrou a local Coco Vandeweghe por 6/0 e 6/1, em apenas 56 minutos. Nas oitavas, a ex-número 1 do mundo vai duelar com a polonesa Agnieszka Radwanska, terceira cabeça de chave.