21°
Máx
17°
Min

Djokovic supera Berdych e faz semifinal com austríaco Thiem em Roland Garros

(Fotos: Philip Hall e Mike Lawrence/ Usopen.org) - Djokovic supera Berdych e faz semifinal com austríaco Thiem em Roland Garros
(Fotos: Philip Hall e Mike Lawrence/ Usopen.org)

Número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic manteve a sua rotina de avançar às semifinais de Roland Garros ao superar nesta quinta-feira o checo Tomas Berdych, o oitavo colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/3, em uma partida que chegou a ser interrompida pela chuva.

Djokovic ainda busca o seu primeiro título em Roland Garros, o que o levaria a completar o Grand Slam de carreira. O sérvio, porém, costuma ter campanhas consistentes no saibro parisiense, tanto que agora se classificou para a sua sexta semifinal consecutiva do torneio.

Além disso, agora ele vai participar da sua 30ª semifinal em um dos torneios do Grand Slam. Na Era Aberta do tênis, essa marca é superada apenas pelo suíço Roger Federer, com 39, e pelo norte-americano Jimmy Connors, com 31. O sérvio, porém, quer mais, o seu quarto título de Grand Slam consecutivo, feito alcançado pela última vez em 1969, pelo australiano Rod Laver.

A vitória dessa quinta-feira foi a 24ª de Djokovic em 26 jogos com Berdych e foi obtida com certa facilidade, exceto pela segunda parcial, quando oscilou e só foi ficar com a vantagem definitiva no game final da parcial.

O sérvio e o checo fizeram um duelo equilibrado no começo do primeiro set. No sétimo game, porém, o número 1 do mundo conseguiu a sua primeira quebra de serviço, voltando a se impor no nono para aplicar 6/3.

Embalado, Djokovic venceu mais três games seguidos no começo do segundo set, com uma quebra de saque, para abrir 3/0, indicando um triunfo fácil na parcial. Berdych, porém, reagiu e devolveu a quebra no sétimo game. No 12º, porém, perdeu o seu saque e viu o número 1 do mundo voltar a triunfar, dessa vez por 7/5.

No começo do terceiro set, Djokovic e Berdych trocaram quebras de serviço, deixando a parcial igualada. E o duelo precisou ser paralisado em função da chuva quando o terceiro estava empatado em 3/3. Na volta, Djokovic sobrou em quadra, venceu três games consecutivos, fechando a parcial em 6/3 e o jogo em 3 sets a 0, avançando em Roland Garros.

Agora, nas semifinais, Djokovic terá pela frente o austríaco Dominic Thiem. Nesta quinta, o número 15 do mundo se classificou pela primeira vez às semifinais de um dos torneios do Grand Slam ao superar o belga David Goffin, 13º colocado no ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (9/7), 6/4 e 6/1. Djokovic venceu os dois confrontos anteriores contra o tenista austríaco.