22°
Máx
17°
Min

Dominante, Azarenka bate Kuznetsova na final em Miami e faz dobradinha nos EUA

A líder do ranking mundial, de forma disparada, é a norte-americana Serena Williams. Mas a melhor tenista neste momento da temporada de 2016 é outra, que já foi a melhor da WTA há alguns anos. A bielo-russa Victoria Azarenka mostrou mais uma vez neste sábado estar em ótima fase e, dominante do início ao fim, bateu a russa Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/2, em 1 hora e 17 minutos) para conquistar o título do WTA de Miami, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez desde 2005 uma jogadora conseguiu fazer a dobradinha de torneios em quadra dura que acontecem em solo norte-americano. Azarenka repetiu os feitos da alemã Steffi Graf (em 1994 e 1996) e da belga Kim Clisjters (há 11 anos), que ganharam os Premiers de Indian Wells e Miami na mesma temporada.

Esta é a terceira vez que Azarenka conquista o título em Miami - as outras foram em 2009 e 2011. No confronto direto contra Kuznetsova, agora a bielo-russa leva vantagem com cinco vitórias em nove partidas no circuito profissional.

De quebra, Azarenka estará de volta ao Top 5 do ranking mundial na lista da WTA a ser atualizada nesta segunda-feira. Já Kuznetsova deverá subir seis colocações, indo para o 13.º lugar.

"As condições não estavam fáceis, com o calor e o vento que atrapalhava o saque, mas tentei agredir Svetlana o tempo todo, ao devolver sempre nos seus pés", comentou a bielo-russa, logo após a conquista, que quer mais na temporada. "Isso me motiva para trabalhar ainda mais, jogar nesse nível durante um mês inteiro mostrou que os esforços são recompensados e quero continuar melhorando", avisou.