21°
Máx
17°
Min

Em duelo de aces, Berdych supera Gasquet e é bicampeão em Shenzhen

Em um duelo de aces na final do Torneio de Shenzhen, o checo Tomas Berdych foi superior nos pontos decisivos contra o francês Richard Gasquet e se sagrou bicampeão da competição chinesa. Berdych venceu a decisão por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (2/7) e 6/3, em uma batalha de 2h39min.

Berdych não levantava um troféu há quase um ano. Seu último título havia sido conquistado em Estocolmo, no fim de outubro do ano passado. Ao voltar a ser campeão, o checo mostrou que está em boa forma técnica e física após ficar afastado do circuito em razão de uma apendicite. Ele faturou neste domingo seu 13º troféu da carreira.

Para tanto, precisou contar com seu bom saque na final contra Gasquet. Ao todo, os dois cravaram nada menos que 35 aces na partida. O checo levou vantagem, com 18. No set inicial, Gasquet obteve a primeira quebra da partida, mas Berdych devolveu e, no tie break, foi superior.

Na segunda parcial, a situação se inverteu. O checo quebrou primeiro e até teve dois match points no saque do rival. Porém, Gasquet devolveu a quebra, foi melhor no tie-break e forçou a disputa do terceiro set. Berdych, porém, foi impecável na parcial decisiva. Sem ter o saque ameaçado, obteve a quebra no sexto game e encaminhou a vitória e o título.

A final de Shenzhen desempatou o retrospecto entre os dois tenistas. Antes da partida, eles estavam empatados com sete vitórias cada. Agora Berdych é o melhor no confronto direto.

CHENGDU - Na outra competição disputada na China nesta semana, o russo Karen Khachanov faturou seu primeiro título em Chengdu. O tenista de 20 anos, 101º do mundo, venceu na final o espanhol Albert Ramos por 6/7 (4/7), 7/6 (7/3) e 6/3. Foi seu primeiro título de nível ATP.