21°
Máx
17°
Min

Federer arrasa britânico em Wimbledon e se aproxima de novo recorde

Roger Federer conquistou nesta sexta-feira mais uma rápida vitória nesta primeira semana de Wimbledon. O suíço precisou de apenas 1h26min para despachar o britânico Daniel Evans por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/2, e se tornou o primeiro a garantir vaga nas oitavas de final.

Seu próximo adversário vai sair do duelo entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o norte-americano Steve Johnson. A partida foi adiada por causa da chuva, que voltou a prejudicar a programação no All England Club, nesta sexta. O jogo de Federer, aliás, só foi disputado até o fim porque foi realizado na quadra central, que conta com teto retrátil.

As demais partidas da tarde foram suspensas e adiadas para o sábado, incluindo o duelo entre o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, e o americano Sam Querrey. Djokovic perdia por 2 sets a 0 quando a chuva paralisou o jogo.

Ao vencer seu terceiro jogo em Wimbledon, Federer alcançou sua 305ª vitória em Grand Slam. Está, assim, a apenas um triunfo e igualar o recorde de Martina Navratilova. A ex-tenista checa, naturalizada americana, detém a maior marca da Era Aberta.

Dono de sete títulos na grama inglesa, Federer não teve problemas para alcançar seu objetivo: vencer rapidamente, para evitar maior desgaste físico na segunda semana da competição. Para tanto, caprichou no serviço. Cravou 11 aces e venceu 89% dos pontos quando jogou com o primeiro saque.

O suíço também se destacou no fundo de quadra, com suas 29 bolas vencedoras, contra 19 do rival da casa. Além disso, falhou menos. Foram 15 erros não forçados, contra 23 do britânico.

Federer só hesitou nesta sexta durante o primeiro set. Após abrir 4/0 com facilidade, cedeu uma quebra de saque e viu o rival se aproximar do empate. No entanto, sustentou a vantagem de uma quebra e fechou a parcial.

No segundo set, o suíço abriu novamente 4/0. Desta vez, não oscilou e manteve a vantagem para abrir 2 a 0 no placar. A terceira parcial também foi tranquila, fechando mais uma partida tranquila e rápida.

PROGRAMAÇÃO - Em razão da chuva, que vem atrapalhando os jogos desde o primeiro dia de disputas, a organização anunciou uma decisão incomum nesta sexta. O Grand Slam britânico terá partidas no domingo, dia que geralmente é reservado para o descanso da grama. Será apenas a quarta vez em que Wimbledon terá jogo no domingo que marca a metade da competição em seus 139 anos de história. Os outros anos que tiveram jogos neste dia foram 1991, 1997 e 2004.