20°
Máx
14°
Min

Francês Lucas Pouille surpreende Nadal e avança às quartas de final do US Open

(Foto: Divulgação)  - Francês Lucas Pouille surpreende Nadal e avança às quartas de final
(Foto: Divulgação)

O francês Lucas Pouille surpreendeu, na noite deste domingo, ao vencer Rafael Nadal nas oitavas de final do US Open. Atual 25 colocado do ranking mundial, o jovem tenista de 22 anos superou o espanhol por 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 2/6, 6/4, 3/6 e 7/6 (8/6), para avançar no Grand Slam norte-americano.

A batalha entre os dois durou longas 4h06min e só foi ser decisida no tie-break na última parcial, na qual Nadal chegou a salvar três match points antes de sucumbir e ser eliminado pela promessa francesa.

Com o surpreendente triunfo sobre o quatro cabeça de chave em Nova York, Pouille se credenciou para enfrentar nas quartas de final o seu compatriota Gael Monfils, décimo pré-classificado, que em outro confronto do dia bateu o cipriota Marcos Baghdatis com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3.

Favorito, Nadal acabou surpreendido em uma partida marcada pelo extremo equilíbrio. Curiosamente, cada um ganhou 156 pontos no confronto, sendo que os dois conquistaram cinco quebras de saque cada. Para completar, o francês conquistou 38 pontos em disputas em que subiu à rede, contra 35 do espanhol da mesma forma.

Além de levar um inesperado 6/1 no primeiro set, o espanhol exibiu grande instabilidade ao longo de sua atuação, mas chegou a liderar a quinta parcial em 4/2. Entretanto, permitiu a reação do francês ao ser derrotado em três games seguidos, antes de os dois jogadores levarem a disputa ao tie-break.

Sem nada a perder, o francês abriu 4/1 no desempate e conseguiu três match points ao fazer 6/3. Nadal, porém, se salvou nos três pontos do jogo, antes de ceder 7/6 em um erro bobo com uma bola na rede e depois ver Pouille liquidar a partida com um belo golpe do fundo de quadra.

Em outro confronto já encerrado neste domingo na chave masculina de simples do US Open, o também francês Jo-Wilfried Tsonga derrotou o norte-americano Jack Sock por 3 sets a 1, com 6/3, 6/3, 6/7 (7/9) e 6/2, e também foi às quartas de final. O seu próximo rival sairá do duelo entre o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, e o britânico Kyle Edmund, programado para acontecer ainda para este domingo.