23°
Máx
12°
Min

Muguruza bate Serena, conquista Roland Garros e vence 1º Grand Slam da carreira

(Foto: J. Crosnier / FFT) - Muguruza bate Serena, conquista Roland Garros e vence 1º Grand Slam da carreira
(Foto: J. Crosnier / FFT)

Aos 22 anos, Garbiñe Muguruza conquistou neste sábado seu primeiro título de Grand Slam na carreira. A espanhola, número 4 do mundo, entrou em quadra para decidir Roland Garros com o favoritismo todo do outro lado, afinal, enfrentava Serena Williams, líder do ranking e uma das melhores tenistas da história, mas isso não a assustou. Ela fez 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, e levantou o troféu do torneio francês.

Muguruza fazia apenas sua segunda final de Grand Slam, mas jogou como uma veterana habituada a conquistas. Se em 2015 caiu na final em Wimbledon diante da própria Serena Williams, desta vez dominou a norte-americana, mostrou um tênis de muita potência e saiu de quadra com o título.

Foi apenas o terceiro troféu levantado no circuito pela espanhola, que mostrou ter potencial para se confirmar como uma das grandes tenistas do mundo. Neste sábado, ela esteve à frente do placar durante quase toda a partida, obrigou Serena a jogar em desvantagem e explorou como poucas o potente saque da adversária.

Já Serena perdeu a chance de adicionar mais um troféu para a coleção. Ela lutava por seu 22.º título de Grand Slam, marca que a igualaria a Steffi Graf e a deixaria a somente duas conquistas da recordista, a australiana Margaret Court. A norte-americana também perdeu sua segunda final de Grand Slam seguida, após ser derrotada por Angelique Kerber no Aberto da Austrália.

A final deste sábado marcou um confronto de gerações. Para se ter uma ideia da diferença de história entre as tenistas no circuito, quando Serena conquistou seu primeiro Grand Slam na carreira, o US Open de 1999, Muguruza tinha somente cinco anos de idade.

Mas nesta decisão, foi a espanhola quem atuou como se fosse a mais experiente em quadra. Muruguza não demonstrou qualquer nervosismo e mesmo nos piores momentos, como no quarto game da partida, quando teve o saque bastante ameaçado, soube se sair bem.

Mais do que isso, a espanhola voltou para o quinto game avassaladora e buscou sua primeira quebra. Serena também aproveitou um break point para igualar a partida pouco depois, mas quando um tie-break parecia certo, Muguruza conseguiu uma nova quebra no 11.º game e fechou o set.

Aproveitando o bom momento, a espanhola largou com uma nova quebra na segunda parcial, mas Serena empatou na sequência. Parecia que a norte-americana assumiria o controle da partida, mas Muguruza estava mesmo em dia inspirado e buscou outra quebra no terceiro game.

As tenistas foram confirmando o serviço até o nono game, quando Muguruza quase confirmou a vitória, mas viu Serena salvar quatro match points e confirmar o saque. No game seguinte, a espanhola chegou a esboçar uma insegurança, mas fechou com estilo, com um lindo lobby que lhe garantiu o título.