28°
Máx
17°
Min

Muguruza sofre, mas vence de virada no US Open; Monica Puig cai na estreia

(Foto: Divulgação)  - Muguruza sofre, mas vence de virada no US Open
(Foto: Divulgação)

Em um jogo de altos e baixos, tanto técnica quanto fisicamente, a espanhola Garbiñe Muguruza venceu em sua estreia no US Open. Nesta segunda-feira, ela superou dificuldades no início para virar sobre a belga Elise Mertens, que saiu do qualifying, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/0 e 6/3.

O sofrimento diante de uma tenista do quali na estreia surpreendeu a torcida porque Muguruza vive grande fase na carreira. Campeã de Roland Garros, a espanhola ocupa a terceira colocação do ranking da WTA e tem chances de assumir a ponta ao fim do US Open em caso de tropeços precoces das rivais.

Mas nada desse favoritismo apareceu em quadra no set inicial. Muguruza começou a partida sofrendo três quebras de saque seguidas. Devolvendo apenas uma delas, cedeu a primeira parcial à rival de menor experiência. Ela só justificou o status de favorita no segundo set, quando aplicou um "pneu" em Mertens. No terceiro, confirmou o triunfo.

Antes disso, sofreu um susto no fim do primeiro set. Ela reclamou de dificuldades para respirar e precisou de atendimento médico em quadra. E atribuiu ao forte calor de Nova York nesta segunda pelo mal-estar que acabou não atrapalhando seu rendimento em quadra nos sets seguintes.

Na segunda rodada, Muguruza vai enfrentar a letã Anastasija Sevastova, que avançou na chave ao superar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova por duplo 6/3.

Se a espanhola não decepcionou nesta segunda, a porto-riquenha Monica Puig surpreendeu ao cair logo na estreia. A tenista vinha de sua maior conquista na carreira: o ouro olímpico no Rio de Janeiro. Apesar da motivação em alta, a 32ª cabeça de chave não resistiu à chinesa Zheng Saisai e foi eliminada pelo placar de 6/4 e 6/2.

Já as cabeças de chave Dominika Cibulkova e Svetlana Kuznetsova confirmaram o favoritismo nesta segunda. A eslovaca, 12ª pré-classificada, bateu a polonesa Magda Linette por 6/2 e 6/3. Sua próxima adversária será a russa Evgeniya Rodina, que despachou a local Danielle Collins por 6/1 e 6/2.

Já Svetlana Kuznetsova, nona cabeça de chave, fez um duelo de veteranas com a italiana Francesca Schiavone. Por fim, levou a melhor, pelo placar de 6/1 e 6/2. Na segunda rodada, Kuznetsova terá outra rival experiente pela frente. Ela vai enfrentar a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo.

Em duelo com outras cabeças de chave, a italiana Sara Errani, a belga Irina Begu e a local CoCo Vandeweghe caíram logo na estreia, nesta segunda. Begu chegou a levar um "pneu" da ucraniana Lesia Tsurenko.

Ainda nesta segunda, venceram na estreia as chinesas Wang Yafan e Duan Yingying, as locais Catherine Bellis e Christina McHale, a casaque Yulia Putintseva, a romena Ana Bogdan e a búlgara Tsvetana Pironkova.