22°
Máx
17°
Min

Serena vence holandesa e decide Roland Garros com Muguruza

(Foto: Divulgação)  - Serena vence holandesa e decide Roland Garros com Muguruza
(Foto: Divulgação)

A norte-americana Serena Williams e a espanhola Garbiñe Muguruza vão reeditar em Roland Garros a decisão da edição de 2015 de Wimbledon, vencida pela número 1 do mundo. Nesta sexta-feira, elas triunfaram em dois sets nas suas respectivas semifinais e agora vão definir neste sábado quem fica com o título do Grand Slam francês.

Serena passou pela holandesa Kiki Bertens, 58ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/4. Assim, agora ela está a uma vitória do bicampeonato consecutivo de Roland Garros, onde já levou três títulos.

Mas, como já havia ocorrido nas quartas de final, Serena teve atuação irregular, especialmente na primeira parcial, quando cometeu 22 erros não-forçados e precisou salvar dois set points, depois convertendo o seu segundo para ficar em vantagem no duelo.

Agressiva, Bertens abriu 2/0 no começo do jogo, com uma quebra de saque, e foi sustentando a vantagem até o décimo game, quando poderia fechar a parcial no seu serviço, mas não conseguiu sustentá-lo, sentindo a pressão. Serena, então, levou a parcial para o tie-break e venceu.

No segundo set, Bertens também conseguiu uma quebra de saque no início, logo no segundo game, mas perdeu o serviço na sequência. Serena, então, conseguiu a quebra decisiva no sétimo game e teve três match points no nono game, mas desperdiçou todos. No game seguinte, porém, confirmou o saque e fechou a parcial em 6/4 e o jogo em 2 a 0.

Agora, neste sábado, Serena tentará igualar a marca da alemã Steffi Graf, dona de 22 títulos dos torneios do Grand Slam, número inferior somente aos 24 da australiana Margaret Court. A sua rival na decisão vai ser Muguruza, a número 4 do mundo, que nesta sexta-feira bateu a australiana Samantha Stosur, 21ª colocada no ranking da WTA, por 6/2 e 6/4.

Muguruza começou o duelo bem melhor e encaminhou o triunfo no primeiro set ao logo abrir 4/0, com duas quebras de saque. Sem muita dificuldades, a espanhola fechou a parcial em 6/2.

Em vantagem, a número quatro do mundo começou a segunda parcial com uma quebra de saque, fez 2/0, mas permitiu que Stosur igualasse o placar. Só que essa reação não abalou a espanhola, que converteu break points no quinto e sétimo games. Nervosa, porém, perdeu o saque na primeira oportunidade que teve para fechar o duelo, mas não na segunda, fazendo 6/4.

Agora ela vai buscar o seu primeiro título de um dos torneios do Grand Slam exatamente no palco da sua única vitória em quatro confrontos com Serena - em 2014, a espanhol superou a norte-americana na segunda rodada de Roland Garros.