22°
Máx
16°
Min

Vice-campeão em 2015, Nadal arrasa russo em estreia no Masters de Madri

Primeiro dos favoritos a estrear no Masters 1000 de Madri, Rafael Nadal arrasou o russo Andrey Kuznetsov em sua estreia, nesta terça-feira. O tenista da casa, dono de quatro títulos neste saibro espanhol, derrotou o 39º do ranking por 2 sets a 0, com duplo 6/3, em 1h18min de duelo.

Atual vice-campeão, Nadal vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor do confronto entre o norte-americano Sam Querrey e o francês Lucas Pouille, que devem se enfrentar na quarta. Assim, o número 5 do mundo volta à quadra somente na quinta.

Nadal mostrou nesta terça que está mesmo recuperando a boa forma técnica no saibro. Campeão do Masters de Montecarlo e do Torneio de Barcelona, ambos na terra batida, o espanhol manteve o ritmo na estreia em Madri.

Diante de Kuznetsov, Nadal não deu chances para zebra. Exibindo grande aproveitamento no saque, ele não teve o fundamento ameaçado em nenhum momento da partida. Por outro lado, obteve oito chances para quebrar o serviço do rival. Aproveitou três delas e abriu vantagem nos dois sets, confirmando o favoritismo.

Em Madri, Nadal busca o título para tentar superar o suíço Stan Wawrinka no ranking. Cerca de 500 pontos separam os dois tenistas. Se alcançar o quarto posto da lista da ATP, o espanhol poderá sonhar com posição mais favorável na futura chave de Roland Garros, que terá início no dia 16.

Antes de Nadal brilhar nesta terça, quem empolgou as arquibancadas foi o argentino Juan Martín Del Potro. Em sua melhor partida desde o retorno às competições, em março, o ex-número quatro do mundo derrotou o austríaco Dominic Thiem por 7/6 (7/5) e 6/3.

Del Potro voltou a competir após superar uma sequência de problemas físicas que quase causaram uma aposentadoria precoce. E, nesta terça, ele fez grande exibição em Madri contra um dos melhores tenistas da temporada. Thiem, na semana passada, se tornou o tenista com mais vitórias no ano de 2016, superando até o número 1 Novak Djokovic.

Nas oitavas, Del Potro vai encarar o norte-americano Jack Sock, que eliminou nesta terça o francês Benoit Paire por 2/6, 6/2 e 7/6 (7/5). Será a primeira vez que o argentino, atual 274º do mundo, enfrentará o americano, 26º do ranking, no circuito.

Pela mesma rodada, o francês Gael Monfils e o local Roberto Bautista Agut, ambos cabeças de chave, venceram em sets diretos. Monfils, 13º pré-classificado, bateu o sul-africano Kevin Anderson por 6/4 e 6/1, enquanto o tenista da casa despachou o colombiano Santiago Giraldo por 6/3 e 7/5.

Nas oitavas, Monfils vai encarar o uruguaio Pablo Cuevas, algoz do alemão Philipp Kohlschreiber por 6/3, 3/6 e 7/6 (7/5). O resultado surpreendeu porque o tenista da Alemanha vinha embalado pelo título do Torneio de Munique, conquistado no domingo, também no saibro. Já Bautista Agut fará um duelo doméstico com Feliciano López.

Ainda nesta terça avançaram o australiano Nick Kyrgios, o italiano Fabio Fognini, o norte-americano Denis Kudla e local Pablo Carreño Busta, que eliminou o búlgaro Grigor Dimitrov, vice-campeão do Torneio de Istambul, no domingo. Na decisão, Dimitrov chamou a atenção pelo fraco rendimento e pela destruição de três raquetes durante a partida.