27°
Máx
13°
Min

Wada diz que 2016 já tem 99 casos de doping por Meldonium

Houve 99 testes positivos neste ano para Meldonium, a substância encontrada em amostra de Maria Sharapova no Aberto da Austrália, revelou nesta sexta-feira a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

O porta-voz da Wada, Ben Nichols, disse à agência de notícias The Associated Press em um e-mail que, desde que a substância foi proibida em 1º de janeiro, "houve 99 resultados analíticos adversos registrados para o Meldonium". Nichols não forneceu detalhes sobre quem testou positivo.

O Meldonium, uma substância produzida na Letônia para melhorar fluxo sanguíneo, é mais comum em países do leste da Europa e que fizeram parte da União Soviética.

Sete dos 16 casos confirmados são de atletas russos, incluindo Sharapova, que admitiu que havia testado positivo na última segunda-feira, em uma entrevista coletiva. A tenista disse que consumiu Meldonium por dez anos em razão de vários problemas de saúde. As outras ocorrências envolvem atletas da Ucrânia, Geórgia e Suécia.

Os atletas que falham em exames antidoping podem receber uma suspensão de até quatro anos por uma violação, mas reduções substanciais podem ser impostas se demonstrarem que não tinham a intenção de melhorar o seu desempenho.

Sharapova é um dos quatro medalhistas olímpicos que testaram positivo para Meldonium. Os outros foram os patinadores russos Semyon Elistratov e Ekaterina Bobrova e o lutador georgiano Davit Modzmanashvili.

A Wada anunciou em setembro que o Meldonium, que já foi usado para ajudar a aumentar a resistência das tropas soviéticas, seria proibido a partir de 2016, citando provas de que sua utilização provoca benefícios e também que a substância vinha sendo utilizada de modo generalizado no esporte internacional.

Após Sharapova anunciar o seu resultado positivo, a Wada recebeu críticas do governo russo. O ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov, disse na última quinta-feira que o Meldonium nunca deveria ter sido banido, argumentando que ele não melhora o desempenho.