28°
Máx
17°
Min

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vão à medal race do Mundial de 470

(Foto: Divulgação) - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vão à medal race do Mundial de 470
(Foto: Divulgação)

Já convocadas para os Jogos Olímpicos do Rio, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan brigam por medalha no Mundial da classe 470 da vela, que está sendo disputado em San Isidro, na Argentina. As brasileiras avançaram à medal race, a regata da medalha, no quinto lugar e, dependendo de uma combinação de resultados, podem até ficar com o título no sábado.

Ao fim da fase de classificação, que teve nove regatas na 470 Feminina, Fernanda e Ana têm 58 pontos perdidos. A liderança é das francesas Camille Lecointre e Helene Defrance, com 44. Outros três barcos estão à frente das brasileiras, da Áustria (50), da Nova Zelândia (51) e da China (56).

Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com Isabel Swam, Fernanda Oliveira é a principal velejadora brasileira da atualidade. Desde 2012 ela e Ana vêm mantendo boa regularidade em grandes competições. Ficaram em nono no Mundial de 2012, em sexto na Olimpíada de Londres, em nono no Mundial de 2013 e em 13.º em 2014. No ano passado, não competiram.

Em janeiro deste ano, elas venceram o Campeonato Norte-Americano, que contou com boa parte dos principais barcos da classe, e ficaram em terceiro na etapa de Miami da Copa do Mundo, disputada dias depois. Atualmente, ocupam o oitavo lugar do ranking mundial.

MASCULINO - Entre os homens, Henrique Haddad e Bruno Bethlem, que vão defender o Brasil na Olimpíada, preferiram não ir à Argentina. Geison Mendes e Gustavo Thiesen, derrotados na corrida olímpica, foram ao Mundial e terminaram a competição no 16.º lugar.