22°
Máx
17°
Min

Martine Grael e Kahena Kunze terminam Mundial de Vela na 6ª posição na 49erFX

Depois de chegarem a assumir a vice-liderança no último sábado, Martine Grael e Kahena Kunze decepcionaram neste domingo e terminaram o Mundial de Vela apenas na sexta posição na classe 49erFX, em Clearwater, na Flórida, nos Estados Unidos. Atuais líderes dos ranking mundial nesta classe e já garantidas nos Jogos Olímpicos de 2016, as brasileiras fecharam a competição com 83 pontos perdidos.

O ouro acabou ficando com as espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos, com 62 pontos perdidos, enquanto a prata foi conquistada pela dinamarquesas Maiken Foght Schütt e Anne-Julie Schütt, com 75. Já o terceiro lugar foi obtido pelas alemãs Victoria Jurczok e Anika Lorez, com 76.

Antes da regata da medalha (medal race), Martine e Kahena disputaram ainda neste domingo as três últimas regatas da flotilha ouro, nas quais ficaram em 18º, 16º e sexto lugares, antes de fecharem a disputa que valia um lugar no pódio na oitava posição, posto que derrubou as brasileiras para a sexta colocação no geral ao fim da competição.

A organização do evento acabou optando por realizar neste domingo três regatas que haviam sido canceladas por causa do vento forte na Flórida. E, com desempenho ruim principalmente nas duas primeiras regatas, as brasileiras acabaram amargando o sexto lugar depois de terem sido campeãs mundiais em 2014 e vice-campeãs em 2013 e 2015. Elas fracassaram em Clearwater depois de terem obtido um bronze no Midwinter, em Miami, e uma quinta posição na etapa de Miami da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (Isaf, na sigla em inglês).

Já na classe 49er, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges, também já garantidos no Rio-2016, encerraram o Mundial na 43ª colocação, com 187 pontos perdidos. Já no Mundial de Nacra 17, também em Clearwater, Samuel Albrecht e Isabel Swan terminaram em 18º lugares na classificação geral, com 255 pontos perdidos. A outra dupla brasileira nesta competição, formada por João Bulhões e Gabriela Nicolino, ficou na 23ª posição, com 295 pontos perdidos.