21°
Máx
17°
Min

Scheidt vai à medal race do Princesa Sofia em terceiro; Fernanda segue líder

A vela olímpica brasileira tem a possibilidade de ganhar duas medalhas no Troféu Princesa Sofia, uma das principais competições do calendário internacional da modalidade. Serão quatro barcos participando das regatas da medalha (medal races) no sábado, com destaque para Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que fecharam a fase de classificação na liderança da classe 470 Feminina.

Em primeiro lugar da classificação geral desde a primeira das 10 regatas disputadas, Fernanda e Ana se recuperaram de uma desclassificação na quinta, conquistaram um terceiro e um nono lugares nesta sexta, e mantiveram-se na liderança. As brasileiras têm 36 pontos perdidos, mesmo desempenho de Amy Seabright/Anna Carpenter, da Grã-Bretanha, ficando à frente pelo critério de desempate.

A medalha, porém, ainda não está garantida. A medal race tem pontuação dobrada e a participação de 10 barcos por classe. As brasileiras podem cair até para o sexto lugar, tendo apenas cinco pontos de vantagem para as quartas colocadas.

Na Laser, Robert Scheidt conseguiu um 11.º e um sexto lugares nesta sexta-feira e subiu para o terceiro lugar, com 64 pontos perdidos. Aparece atrás de Andrew Maloney, da Nova Zelândia, que tem 37, e do croata Tonci Stipanovic, que soma 54. Da mesma forma, o brasileiro tanto briga pela prata quanto para se manter entre os sete primeiros.

Marco Grael e Gabriel Borges avançaram à medal race da 49er, mas não brigam por medalhas. Eles estão em 10.º lugar e no máximo podem ganhar duas posições. A irmã de Marco, Martine Grael, abandonou a competição na 49erFX por conta de uma leve lesão da companheira Kahena Kunze.

Na Finn, Jorge Zarif também é 10.º, brigando no máximo pelo oitavo lugar na medal race. Os demais brasileiros já encerraram suas participações. Samuel Albrecht/Isabel Swan ficou em 14.º na Nacra17, Fernanda Decnop em 24.º na Laser Radial e Henrique Haddad/Bruno Bethlem em 27.º na 470 Masculina. Da equipe que irá à Olimpíada do Rio, só Bimba e Patrícia Freitas, da RS:X, não foram ao Princesa Sofia.