23°
Máx
12°
Min

Campeãs mundial e da Liga, Polônia e França se garantem no Rio-2016 no vôlei

Campeã mundial em casa em 2014, vencendo o Brasil na final, a Polônia estará nos Jogos Olímpicos do Rio no vôlei masculino. A equipe europeia garantiu um lugar no Rio-2016 por meio do Pré-Olímpico Mundial, nesta quinta-feira, no Japão, com duas rodadas de antecedência. A França também já se classificou.

Ao vencer a frágil Venezuela por 3 sets a 0 (25/21, 25/17 e 25/18), nesta quinta, a Polônia chegou à quinta vitória em cinco jogos e não pode mais ser ultrapassada como uma das quatro primeiras do octogonal que está sendo disputado em Tóquio.

Com quatro vitórias e uma derrota, a França, campeã da Liga Mundial no ano passado, também está garantida. A equipe fez 3 a 0 no Canadá nesta quinta, com parciais de 25/17, 25/17 e 25/16, e chegou aos 13 pontos, inclusive à frente da Polônia (12) nesse critério. Como tem uma derrota, fica atrás.

A terceira vaga muito provavelmente vai ficar com o Irã, que também só perdeu uma e, no domingo, pela última rodada, joga contra a lanterna Venezuela. Ainda que perca, dependeria de uma combinação de resultados para ficar fora do Rio-2016.

Como a competição também vale como Pré-Olímpico Asiático, a disputa do Irã é contra China, Austrália e Japão. A provável permanência do Irã em terceiro abriria vaga para o quarto colocado da competição ficar com a terceira vaga em jogo no Pré-Olímpico Mundial

Essa última vaga deve ficar entre China, Austrália e Canadá. Os três times têm duas vitórias e três derrotas. Nas últimas duas rodadas, os chineses encaram os rivais diretos. A Austrália ainda joga com a Polônia, enquanto o Canadá enfrenta o Japão. Quem sair-se melhor nessa sequência de jogos estará no Rio-2016.

Por enquanto, estão classificados Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina, Rússia, Egito e Cuba, além de França e Polônia. Dos times que estão na primeira divisão da Liga Mundial, só Bulgária, Sérvia e Bélgica não estão garantidos na Olimpíada. Irã e Austrália ainda brigam.